Susana Vieira: Um fenômeno com mais de 60 anos de carreira
Por Redação - 03/06/23 às 10:00 - Última Atualização: 2 junho 2023
Não há dúvidas de que Susana Vieira é um dos maiores nomes da teledramaturgia nacional. A primeira aparição da atriz na TV foi em 1962. Sendo assim, a artista já soma mais de 60 anos de carreira.
Susana já interpretou personagens diversas, complexas e que nunca saíram do imaginário do público. Seu último trabalho foi como Cândida em “Terra e Paixão”, da TV Globo, que lhe rendeu inúmeros elogios.
Pensando nisso, nós do OFuxico relembramos as personagens mais marcantes interpretadas por Susana Vieira ao longo de sua carreira.
CONFIRA!
Regina, em “A Próxima Atração” (1970)
Susana Vieira começou sua carreira nas extintas TVs Tupi e Excelsior. A atriz também trabalhou na RecordTV, participando de novelas como “A Última Testemunha” e “Algemas de Ouro”. Seu primeiro trabalho na Rede Globo foi como Regina em “A Próxima Atração”, de 1970.
Nice, em “Anjo Mau” (1976)
Seu primeiro papel de protagonista na TV Globo foi como Nice, em “Anjo Mau”. A personagem tem o sonho de ascender socialmente e não mede esforços para isso.
Cláudia, em “Duas Vidas” (1976)
Em “Duas Vidas”, da Rede Globo, Susana Vieira interpretou Cláudia. A moça jovem e bonita sustenta uma carga emocional muito além de sua resistência, descarregando sua tensão em um ritmo de trabalho alucinante.
Marina, em “A Sucessora” (1978)
Em 1978, Susana Vieira deu vida à Marina em “A Sucessora”, da Rede Globo. Jovem e inocente, foi criada em uma fazenda. De família abastada, foi educada de forma tradicional. Além disso, Marina é culta, inteligente e sensível.
Veridiana, em “Os Gigantes” (1979)
Em “Os Gigantes”, Susana Vieira mostrou seu talento mais uma vez. Veridiana tem um temperamento forte e se torna a principal antagonista da trama.
Paula, em “Baila Comigo” (1981)
Em “Baila Comigo”, da TV Globo, o maior desejo de Paula (Susana Vieira) é é subir na vida e ter status. Por isso, ela se aproxima de homens mais fortes e decididos.
Gilda, em “Partido Alto” (1984)
Em 1983, Susana Vieira se lançou na carreira internacional e atuou na novela mexicana “Profesión: Señora”. Logo em 1984, a atriz retornou para a Rede Globo e interpretou a madame Gilda em “Partido Alto”.
Renata, em “Um Sonho A Mais” (1985)
Em 1985, Susana Vieira interpretou Renata em “Um Sonho A Mais”, da Rede Globo. A moça sempre foi manipulada pelo irmão para que sempre agisse de acordo com os interesses dele.
Marta, em “Bambolê” (1987)
Marta, interpretada por Susana Vieira em “Bambolê”, é uma mulher desquitada e, por isso, malvista por todos. Além disso, a moça é vendedora de produtos de beleza em domicílio.
Gilda, em “O Salvador da Pátria” (1989)
Em “O Salvador da Pátria”, da Rede Globo, Gilda (Susana Vieira) é uma mulher muito bonita, inteligente, culta e estranhamente fria. Tudo parece estar bem para ela, desde que não seja molestada. Há anos não tem relações sexuais com o marido, o que o leva a buscar sexo em outras mulheres. Isso não a perturba, desde que a instituição do casamento seja mantida.
Bárbara, em “Top Model” (1989)
Em “Top Model”, Bárbara é herdeira de poços de petróleo, de uma rede de hotéis e de uma produtora audiovisual. A milionária não pensava em deixar Dallas para viver no Brasil e veio ao País apenas para impedir o casamento de seu filho.
Laís, em “Lua Cheia de Amor” (1990)
Em “Lua Cheia de Amor”, Laís é uma empresária bem-sucedida e dinâmica que pertence a uma família tradicional e frequenta a alta sociedade. No entanto, ela não dá valor à badalação e detesta gente fútil e deslumbrada.
Clarita, em “Mulheres de Areia” (1993)
Em “Mulheres de Areia”, Clarita é uma mulher elegante, fina, delicada e que se casou por amor. Porém, ela não reconhece mais as atitudes do marido e continua com ele apenas por causa dos filhos.
Ana, em “A Próxima Vítima” (1995)
Em “A Próxima Vítima”, Ana é uma mulher inteligente, porém sem muita cultura e às vezes até rude, mas profundamente humana. Tem as características de uma italiana e se entrega a tudo com muita paixão.
Branca, em “Por Amor” (1997)
Em “Por Amor”, Susana interpretou a vilã Branca, que vive um casamento estável, mas baseado em hipocrisia. É uma mulher divertida, viajada, amiga dos seus amigos, mas cruel com quem não gosta.
Gonçala, em “Andando Nas Nuvens” (1999)
Em “Andando Nas Nuvens”, Gonçala está sempre dopada pela mistura de tranquilizantes. Ao longo da trama, para tornar-se independente, livra-se do marido e abre uma loja.
Lorena, em “Mulheres Apaixonadas” (2003)
Em “Mulheres Apaixonadas”, que está sendo reprisada pela Rede Globo, Lorena é professora de História, mas não exerce a profissão, trabalhando apenas como diretora-geral de sua escola. É uma mulher vibrante e de muitas paixões.
Maria do Carmo, em “Senhora do Destino” (2004)
Em 2004, Susana Vieira interpretou uma das personagens mais memoráveis de sua carreira, a Maria do Carmo, em Senhora do Destino. A mulher conseguiu se erguer na vida sozinha e ainda criou quatro filhos. A quinta filha foi roubada de seus braços quando ainda era uma bebê.
Branca, em “Duas Caras” (2007)
Em “Duas Caras”, Susana Vieira interpretou Branca, uma mulher de requinte que assume a presidência do conselho da Universidade Pessoa de Moraes, da qual é dona.
Pilar, em “Amor à Vida” (2013)
Em “Amor À Vida”, novela da Rede Globo, Susana Vieira interpretou Pilar, uma mulher de origem pobre que dá valor a tudo o que tem.
Adisabeba, em “A Regra do Jogo” (2015)
Em “A Regra do Jogo”, Adisabeba é uma ex-prostituta, dona de um hostel, de uma boate e da maioria das casas do Morro da Macaca.
Cândida, em “Terra e Paixão” (2023)
Seu último trabalho foi na novela “Terra e Paixão”, da Rede Globo. Susana Vieira interpretou Cândida, uma mulher misteriosa e repleta de segredos.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.