Taís Araújo exalta protagonistas negras nas novelas da Globo

Por - 04/11/24 às 12:51

Taís Araújo, Duda Santos, Jéssica Ellen e GabzTaís Araújo, Duda Santos, Jéssica Ellen e Gabz - protagonismo de mulheres pretas - Foto: Reprodução/ Instagram

A partir desta segunda-feira, dia 4, a estreia da novela “Garota do Momento”, no horário das 18h, marca um momento especial para a representatividade na TV brasileira.

Isso porque, pela primeira vez, as três principais novelas da Globo contam com protagonistas negras. Em uma coincidência que reflete a luta e o crescimento da visibilidade de artistas negras no Brasil, Duda Santos, Jessica Ellen e Gabz lideram as produções da emissora.

Quais atrizes pretas já protagonizaram novelas no horário nobre da Globo?

Elas estão, respectivamente, em “Garota do Momento”, de Alessandra Poggi; “Volta por Cima”, obra de Cláudia Souto; além de “Mania de Você”, de João Emanuel Carneiro. Esse feito acontece justamente no Mês da Consciência Negra, um simbolismo importante para a comunidade.

Taís Araújo celebra o momento

Primeira atriz negra a protagonizar uma novela do horário nobre da Globo, há 20 anos, com “Da Cor do Pecado”, Taís Araújo comemorou. A atriz, que já se consolidou como uma referência de representatividade, destacou a importância da data e se emocionou com a relevância do momento.

“Hoje não é uma segunda-feira qualquer, é um dia de celebração! Pois com a estreia da novela ‘Garota do Momento’ teremos as 3 principais produções atuais estreladas simultaneamente por protagonistas negras!”, disse Taís, primeiramente.

Memória e gratidão às pioneiras

A atriz homenageou as mulheres negras que abriram caminho para as gerações de hoje e reforçou a importância de nomes como Ruth de Souza, Léa Garcia e Chica Xavier. Ela questionou o que essas precursoras diriam se estivessem vivas e pudessem assistir às atrizes atuais no papel principal das novelas.

A importância do protagonismo negro na TV

“O que será que Ruth de Souza, Léa Garcia e Chica Xavier diriam se estivessem aqui? Ligassem a TV e vissem Duda Santos, Jessica Ellen e Gabz, uma seguida da outra? Brilhando, talentosas, e sobretudo refletindo uma luta que elas começaram lá atrás por narrativas que retratem a pluralidade negra”, destacou Taís, em seguida, valorizando a luta histórica por representatividade.

Esse é só o começo”

Ainda em seu relato, a atriz refletiu sobre o futuro e reforçou que o caminho ainda é longo, mas o momento é de celebrar as conquistas até aqui. Ela mencionou a importância da pluralidade nas telas, enfatizando a diversidade de tons, gêneros e histórias que representam a população negra no país.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

“Suas sementes germinaram e os frutos estão em toda a parte, não tem como voltar atrás – e ainda bem! Porque esse é só o começo”, afirmou. “Eu vou me permitir comemorar esse momento sim! Celebrar elas, assisti-las, aplaudir a continuação dos sonhos das nossas ancestrais.”

Taís ainda encerrou sua publicação com um pensamento sobre ancestralidade e o valor das lutas coletivas: “Um dos sonhos das nossas ancestrais se realiza hoje. ‘Quem tem apenas aspirações individuais jamais entenderá uma luta coletiva’. E esse é só o começo…”, ressaltou a artista, por fim.

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino