TV Cultura reapresenta última entrevista de Clarice Lispector, dada em 1977

Por - 05/08/24 às 16:44

Clarice LispectorClarice Lispector - Reprodução

Na próxima quinta-feira (8/8), a TV Cultura celebrará seu 55º aniversário com a reexibição de uma entrevista histórica com a escritora Clarice Lispector, concedida ao repórter Júlio Lerner em 1977. Clarice pediu que a entrevista fosse transmitida apenas após sua morte, que ocorreu dez meses depois, em dezembro do mesmo ano. O especial, apresentado por Gastão Moreira, vai ao ar à meia-noite.

Além da entrevista à Cultura, o especial inclui comentários da professora e biógrafa Nádia Battella Gotlib, autora do livro “Clarice: Uma Vida que Se Conta”. Também há depoimentos da escritora Olga Borelli e da cineasta Suzana Amaral, além de leituras de trechos das obras de Clarice por Maria Bethânia.

Mais Você vai ter plateia?

Reflexões Sobre a Literatura

Na conversa, Clarice Lispector reflete sobre sua produção literária durante a adolescência, descrevendo-a como “caótica, intensa, fora da realidade da vida”. Ela recorda: “Já escrevia contos para revistas e jornais (…) eu sou tímida e ousada ao mesmo tempo (…) chegava lá e dizia eu tenho um conto, o senhor quer publicar?”.

Virginia Fonseca dá um baile na Record

Clarice discute sua escolha de se manter amadora na escrita: “Eu sou amadora e faço questão de ser amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever ou em relação ao outro. Agora eu faço questão de não ser um profissional para manter minha liberdade”.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Quando questionada sobre quais de seus trabalhos mais impactavam o público jovem, ela responde: “Depende. Meu livro ‘A Paixão segundo G.H.’, um professor de português disse que leu quatro vezes o livro e não sabe do que se trata, e no dia seguinte, uma jovem de 17 anos disse que esse livro é o livro de cabeceira dela. Não dá pra entender (…) me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato”.

Patricia Abravanel conquista liderança no Ibope

Na entrevista, a escritora admite que às vezes rasga seus próprios escritos:

“É um pouco de raiva comigo mesma (…) tô meio cansada de mim (…) agora eu morri, vamos ver se eu renasço de novo”.

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais