BBC faz importante doação em nome da Princesa Diana
Por Rita García - 04/09/22 às 12:00
Segundo o jornal “The Sun”, a BBC fez uma generosa doação a sete instituições de caridade ligadas à Princesa Diana após seu pedido de desculpas pela infame entrevista que o jornalista Martin Bashir fez com Lady Di em 1995. A emissora inglesa doou um total de £ 1,42 milhão de libras esterlinas (R$ 8,45 milhões).
Leia+: Médico faz revelação sobre morte da princesa Diana
Muita polêmica ficou em torno da entrevista de Bashir a Diana, com a BBC devolvendo o prêmio de televisão BAFTA
que ganhou com o programa especial.
A BBC disse que o dinheiro será dividido igualmente entre Centrepoint, English National Ballet, Great Ormond Street Hospital Children’s Charity, The Leprosy Mission, National Aids Trust, The Royal Marsden Cancer Charity e The Diana Award.
Após uma exaustiva investigação judicial, descobriram que Bashir usou documentos falsos para conseguir a importante entrevista, na qual Diana revelou muitos detalhes de sua relação e o rompimento com o Príncipe Charles.
Leia+: Princesa Diana não usava perfume mas tinha um truque para estar sempre cheirosa
O jornalista conseguiu, com mentiras, ganhar a confiança do Duque de Spencer, irmão de Diana, que foi quem a apresentou a ele, e por isso ela aceitou conversar com o jornalista para o programa da BBC.
A emissora britânica expressou suas desculpas, depois do Príncipe William afirmar em um discurso que sua mãe não foi enganada apenas por um ‘repórter canalha’, mas também pelos responsáveis pela emissora naquela época.
Nesta memorável entrevista, Diana revelou as infidelidades de Charles com Camilla Parker-Bowles durante seu casamento, assim como os problemas de bulimia que ela sofreu.
Martin Bashir disse ao jornal “Sunday Times” que se sentia envergonhado, mas que não se sentia responsável pela morte da princesa: “Nunca quis prejudicar Diana de forma alguma”, assegurou.
Leia+: Dono do carro do acidente de Lady Di quer os destroços de volta
Mas o Príncipe William disse que as ações de Bashir e a entrevista deram “uma grande contribuição” para o fim do relacionamento de seus pais e “contribuíram significativamente para seu medo, paranoia e isolamento” em seus últimos anos.
Em sua própria declaração, Príncipe Harry – que está investigando a morte de sua mãe – disse que as práticas enganosas usadas por Bashir influenciaram a morte de sua mãe: “O efeito dominó de uma cultura de exploração e práticas antiéticas acabou tirando sua vida”, disse o Duque de Sussex, exigindo que a entrevista nunca mais fosse exibida.
Diana morreu em um acidente de carro em Paris em 1997, aos 36 anos.
Em julho deste ano, o diretor-geral da BBC Tim Davie disse: “Agora que sabemos da maneira chocante como a entrevista foi obtida, decidi que a BBC nunca mais exibirá o programa, nem o licenciaremos total ou parcialmente para outras emissoras”.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.