Carnaval: Saiba o que rola no último dia de folia na Bahia
Por Murilo Rocha - 21/02/23 às 15:43
Está chegando ao fim mais um Carnaval! Nesta terça, 21 de fevereiro, a folia na Bahia será fechada em grande estilo e teremos alguns grandes nomes que irão agitar o finalzinha da maior festa do Brasil . Para encerrar com chave de ouro alguns nomes irão entrar de cabeça nas festividades e arrastar uma multidão para as ruas.
Leia+ Trio de Ludmilla reúne batalhão de famosos
No Circuito Dodô, em Barra-Ondina, a partir das 16h teremos o Trio Camaleão com Bell Marques, o vocalista do Chiclete com Banana e na sequência Claudia Leitte assume com o Bloco Largadinho, ainda tendo como destaque o Banana Reggae, o Bloco do Cajá, Trio Timbalada, Trio La Fúria e depois, na 00h, o circuito encerrará com o Trio A Dama.
Leia+ Daniela Mercury esclarece boatos de confronto com trio de Anitta
Já no Circuito Osmar, em Campo Grande, já se apresentaram Saulo, Léo Santana, Psirico e Daniela Mercury com o Pipoca da Rainha, e também Xanddy Harmonia subiu para arrastar os foliões para a rua. A partir das 15h30 o público pode curtir o Trio Carlinhos Brow, Pipoca do Ilê Ayê, o Muzenza, Filhos do Congo, e no final o Trio Comcar fecha a partir das 20h.
FILHOS DE GANDHY
Um dos blocos mais tradicionais trouxe muito energia e muito axé para os foliões, com muita música, dança, performances e mostrou para todos os turistas que por lá, no Carnaval, a passagem é obrigatória. Veja alguns dos melhores momentos:
APURAÇÕES
É hoje, 21 de fevereiro, que as Escolas de Samba de São Paulo vão tremer suas baterias mais uma vez! A apuração dos desfiles acontece à partir das 16 horas, no Sambódromo do Anhembi e, no final do dia, saberemos quem levará o título de Campeã do Carnaval 2023!
A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo divulgou a ordem de leitura das notas para as agremiações que passaram pelo Sambódromo do Anhembi este ano. São14 escolas e quatro jurados por quesito. Uma notícia ótima é que nenhuma Escola de Samba foi punida!
Confira:
Harmonia – analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.
Bateria – avalia o desempenho dos ritmistas e dos mestres de bateria acompanhando o samba-enredo. Além de alguns instrumentos obrigatórios, é importante que tudo esteja afinado.
Enredo – é considerado se o tema está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias, e se o jurado e o público conseguem fazer uma leitura fácil da apresentação.
Alegoria – são julgados os carros alegóricos por beleza e a relação com o enredo.
Evolução – avalia forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr para cumprir o tempo do desfile.
Samba-Enredo – o jurado avalia se a letra do samba transmite o enredo proposto pela escola e a melodia deve provocar nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.
Comissão de Frente – são avaliados a coreografia, que deve ter alguns movimentos obrigatórios (a saudação ao público e a apresentação da escola) e há nota também para a fantasia.
Mestre-sala e porta-bandeira – são avaliados o entrosamento do casal na coreografia, a graciosidade dos movimentos e também as fantasias.
Fantasia – a beleza e o significado das fantasias desfiladas são julgadas e os jurados também podem prezar detalhes e acabamento.
DESEMPATE
Caso haja empate, o critério usado será: primeiro a somatória de todas as notas. Se isso mantiver o empate, haverá então a avaliação do quesito fantasia, mestre-sala e porta- bandeira, samba, evolução, alegoria, enredo, bateria e harmonia.
Confira abaixo os nove quesitos avaliados:
Harmonia: analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha