Carnaval 2024: Camisa Verde e Branco celebra Oxóssi e Adriano Imperador

Por - 09/02/24 às 23:15 - Última Atualização: 8 fevereiro 2024

Carnaval 2024- Adriano Imperador no Anhembi, desfilando no Camisa Verde e BrancoAdriano Imperador será homenageado pelo Camisa Verde e Branco - Foto: Felipe Araújo/Liga SP

Vice-campeã do Grupo de Acesso em 2023, a Camisa Verde e Branco abrirá os desfiles do Grupo Especial, nesta sexta-feira, 09 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi. A agremiação, presidida por Erika Ferro, apresentará o samba-enredo “Adenla – O Imperador nas Terras do Rei”, que tem como personagens principais o orixá Oxóssi, Rei de Ketu e o ex-jogador Adriano Imperador.

Carnaval2024: Gyselle Soares será a Imperatrizdo Camisa Verde e Branco

Segundo o carnavalesco, Renan Ribeiro, a ascensão de Adriano eestá relacionada a “memória genética”, em que pessoas pretas e periféricas carregam no sangue a nobreza africana e o DNA da realeza.

“Adriano carrega consigo o ímpeto de luta e reversão social e econômica almejado por milhares de brasileiros, e assim como outros personagens citados no texto faz com que essa memória genética de luta seja inspiração para futuras gerações”, disse.

Renan Ribeiro também contou que a figura de Oxóssi neste enredo se deve a uma promessa feita de antemão pela escola de samba. Isso porque ele é orixá padroeiro: “Ele seria homenageado assim que o Camisa retornasse ao Grupo Especial”, revelou.

E prosseguiu: “Depois tivemos uma proposta comercial de enredo – pois todos sabem da nossa dificuldade financeira – e os parceiros que chegaram vieram de encontro com a mensagem que desejo passar”, contou ele.

Renan quis trazer Oxíssi de uma forma diferenciada em relação a outras escolas já o fizeram em seus desfiles : “A ideia do enredo do Camisa Verde e Branco é trazê-lo como um Rei, que foi coroado e recebeu a Adenla, a Coroa dos iorubás. É assim que será a abertura do nosso desfile”.

Como será o desfile do Camisa Verde e Branco

Em síntese, a agremiação deixará como mensagem do enredo, o poder de quebrar barreiras. Acima de tudo, vai reforçar que cada um pode se tornar tudo o que desejar.

“Nosso enredo, sobretudo, vai além dos nomes. A ideia é mostrar o poder de acreditar em si mesmo e derrubar todas as limitações que são colocadas no dia a dia para chegarem ao máximo que quiserem”, ressaltou Renan.

Ele ainda deu mais detalhes: “O desfile começa com Oxóssi sendo alçado de um caçador ao Rei de Ketu. Além disso, passa por Piye (o primeiro Faraó negro e pelo Sultão Mansa Musa (homem mais rico do mundo no século XIV).

Finalmente, o enredo chega em Adriano, um menino pobre da Vila Cruzeiro. Através do talento e da dedicação, mesmo às vezes driblando adversidades, que ele então se tornou o Imperador do futebol na Itália”, relatou Renan Ribeiro.

Acima de tudo, o Camisa Verde e Branco tem um objetivo definido. A escola de samba e quer, como resultado de um árduo trabalho coletivo, alcançar a vitória.

  • Enredo: “Adenla – O Imperador nas terras do Rei”
  • Carnavalesco: Renan Ribeiro
  • Diretor de Carnaval: João Victor Ferro
  • Intérprete: Igor Vianna
  • Mestre de Bateria: Jeyson Ferro
  • Rainha da bateria: Sophia Ferro
  • Mestre-sala e Porta-bandeira: Alex Malbec e Jessika Barbosa
  • Comissão de Frente: Gabriela Goulart
  • Famosos: Adriano Imperador, Gyselle Soares

Conheça a letra do samba

Barra Funda!
Sua voz jamais será calada
Enquanto a flecha certeira de Oxóssi
Encontrar a caixa rufada
A negritude traz no sangue a realeza
Pede licença a Exu, o guardião
Orunmilá, em busca do feitiço
Ao guerreiro ordena a missão
Valente caçador, carrega o seu ofá
Oxum foi seu amor
Oro-mi-má!
Dono da mata, rei de Ketu, ele é!
Okê, mutalambô! Odé! Odé!

Receba as notícias de OFuxico no seu celular

No Egito, a luta por liberdade
Um novo império se organizou
O faraó liderou uma dinastia
Pra dominar quem um dia te escravizou

Quando a nobreza africana
Escreve em ouro sua trajetória
Brilha o Leão de Mali
Luzindo a riqueza da negra história
Herança enraizada nas favelas do país
Em cada sonho de quem nunca perde a fé
Black power da cabeça aos pés
Um craque de bola, no jogo da vida
A simplicidade em forma de lei
Eis o Imperador
Pra ser coroado nas terras do rei!
Lá vem o Didico
Pra ser coroado nas terras do rei!

Axé! A Verde e Branco voltou
Axé! Okê arô!
Enfim a promessa se realiza
Que Deus perdoe quem não é Camisa!

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino