Carnaval 2024: Independente Tricolor chefa com força para disputar o pódio

Por - 10/02/24 às 02:30 - Última Atualização: 8 fevereiro 2024

Carnaval SP - Abre alas da escola de samba Independente TricolorAbre alas da escola Independente Tricolor - Foto: Divulgação

Sétima colocada no Grupo Especial em 2023, a Independente Tricolor será a quarta a entrar na avenida nesta sexta-feira, 09 de fevereiro. A agremiação, este ano, desfila com uma nova porta-bandeira. Thais Paraguassu teve que se desligar da agremiação por conta de uma gravidez.

Relembre a coroação de Mileide Mihaile como rainha da bateria da Independente

Ela passou o pavilhão oficial para a sua substituta, Graci Araujo, que nesta noite estreia com o mestre-sala Jeff Antony.  Além disso, a agremiação efetivou Rafael Pinah no carro de som da Independente Tricolor.

Feliz com sua equipe, o presidente de honra e membro da direção de carnaval, Danilo Zamboni destacou, antes de mais nada, o crescimento da Independente e o desfile desta noite.

“A Independente vem forte, como sempre. Fazemos carnaval e chegamos em um momento de amadurecimento. Dessa forma, não viemos mais para fazer parte de um grupo e sim viemos para disputar os primeiros lugares, esse é o nosso objetivo”, disse.

Por fim, o dirigente pontuou que existe empatia, admiração e, sobretudo, muito respeito a todos os pavilhões que já passaram e ainda passarão pelo Sambódromo do Anhembi.

“É importante ressaltar que sempre respeitamos nossas coirmãs, a raiz do samba”, disse.

E acrescentou: mas a Independente vem para brigar, sempre pelos primeiros lugares”, garantiu.

Como será o desfile da Independente

Com o enredo “Agojie, a lâmina da liberdade!”, do carnavalesco Amauri Santos, a Independente conta, em primeiro lugar, com a força da comunidade para fazer a diferença no Anhembi. De acordo com Amauri, a ancestralidade será um fator de total relevância.

Ainda assim, a a agremiação que é ligada a torcida do São Paulo Futebol Clube, ressalta todo o conjunto, focado no objetivo comum, levará ao resultado almejado.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

“Nosso enredo, além de retratar esta ancestralidade, dará destaque para o único exército feminino que já existiu. Bravas guerreiras que defenderam o Reino de Daomé”, explicou Amauri, primeiramente.

Em seguida, o carnavalesco da Independente contou que as Agojie, como eram chamadas, foram exemplo de força e resistência:

“Também deixaram seu legado, sendo fundamental na construção da identidade de tantas outras mulheres pretas que hoje se identificam e se empoderam, lutando contra toda e qualquer dominação, externando seu ímpeto e empunhando sempre a lâmina da liberdade”, destacou ele, por fim.

A expectativa, desse modo, é de que o desfile seja impactante. Tanto quanto as as guerreiras do reino de Daomé (atual Benim), que lutaram entre os séculos 17 e 19, e são apresentadas como “o único exército feminino que já existiu”

Veja a ficha-técnica

Enredo: “Agojie, a Lâmina da Liberdade!”
Carnavalesco: Amauri Santos
Diretor de Carnaval: Luciana Moreira
Intérprete: Chitão Martins e Rafael Pinah
Mestre de Bateria: Cassiano Andrade
Rainha da bateria: Mileiude Mihaile
Mestre-sala e Porta-bandeira: Jeff Antony e Graci Araujo
Comissão de Frente: Arthur Rozas
Famosos: Ana Paula Oliveira

Confira a letra do samba

Ilu Ayê… É ginga que vem de lá
É força que vem de cá, africanidade
Sou independente, quebrando corrente
Um grito de liberdade

Na cor da pele o clamor da igualdade
Toda ancestralidade,
Que mãe África nos entregou
Esse encanto ronca em meu tambor
Na essência de guerreiras, anciãs e feiticeiras
Guardiãs da nossa gente
Voz que nunca se calou, ôôô
Feito o canto Independente

Agojie, neta do axé de Amani
Filha da fé da ginga, Amina e Agotime
Agojie, lança da liberdade
A dignidade, mãe da força mais sublime


Ghezo, sua guarda feminina
O Vodum e a serpente protegiam Daomé
Escudo para mil escravizados, o espanto dos soldados
Resistência de mulher
A vitória e o legado, é resistência de mulher
A luta e o fundamento vieram de lá
A lâmina é o exemplo pro futuro que virá
Preta, tenha cabeça sempre erguida
Seja valente e destemida em teu valor
Orgulho dessa cor

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino