A magia por traz dos figurinos de A Pequena Sereia
Por Esther Rocha - 05/06/23 às 18:03
A visão de Colleen Atwood ressuscitou o encantador rabo de sereia de Ariel, o vestido exuberante de Úrsula e outros trajes icônicos que ampliam o ambiente visual do clássico desenho animado.
O esplendor de “A Pequena Sereia” já está preenchendo as telas de cinema! O recente live-action de Rob Marshall traça a trajetória de Ariel, a sereia curiosa que anseia explorar a vida fora da água. Com uma narrativa que se aprofunda no mar e se aventura em terra, Marshall orquestrou uma estética fascinante para os veteranos e novos fãs da história.
Os figurinos dos personagens, que dão vida à trama, são parte vital desse ambiente criado pelo diretor e sua equipe. Marshall colaborou com a figurinista Colleen Atwood, premiada com quatro Oscars® e conhecida por suas colaborações em “Alice no País das Maravilhas”, “Memórias de uma Gueixa”, “Chicago” e “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. Eles não apenas valorizaram os aspectos icônicos dos personagens criados em 1989, como expandiram a criatividade para aprimorá-los ainda mais.
DESVENDANDO O UNIVERSO SUBMARINO
Para desenhar os figurinos de “A Pequena Sereia”, Atwood se aprofundou em um extenso processo de pesquisa sobre o mar, atraindo inspiração do esplendor do oceano e de sua vida abundante, assim como da diversidade de cores e luzes do ambiente marinho.
Depois, Atwood dividiu o ambiente visual em dois grupos principais: a superfície e o subaquático. Este último, onde a metade inferior dos corpos dos personagens seria criada digitalmente, apresentou um desafio estimulante para a figurinista, que se inspirou tanto na vida marinha quanto na mitologia grega.
A CRIAÇÃO DA SEREIA MAIS ICÔNICA DA HISTÓRIA
Como criar um visual realista para um dos personagens de animação mais célebres da Disney? Segundo Atwood, é necessário valorizar a tradição e expandi-la. Para isso, ela contou com a colaboração de Peter Swords King, maquiador e estilista, e de Camille Friend, cabeleireira, para conceber a aparência de Ariel.
Além disso, Ariel se destaca em terra firme com um vestido de cor azul aquamarine. “Esta tonalidade acentuou a beleza natural de Halle e a fez se sobressair nos dois mundos em que se encontra”, Atwood descreve.
Para o clímax da história, a protagonista usa um vestido que funde os elementos da cidade, da realeza e do oceano. Levou quatro meses para ser confeccionado.
CRIANDO O VISUAL DAS SETE SEREIAS
Atwood baseou-se na mitologia grega e no mundo subaquático para criar o visual das seis irmãs de Ariel, associando-as aos sete mares. O cabelo de cada irmã está alinhado com sua personalidade, variando de tranças e rabos de cavalo a cabelos longos e lisos ou caídos sobre os ombros.
O EMBARQUE NO VISUAL MARÍTIMO
Para a concepção do visual do Príncipe Eric, Atwood se inspirou no mundo marítimo. A figurinista também descobriu que muitos marinheiros eram habilidosos na costura, pois passavam longos períodos no mar. Portanto, boa parte dos figurinos foi bordada à mão.
DESIGNANDO O REI DOS MARES
Para o Rei Tritão, o visual baseou-se em duas peças-chave: sua armadura e sua coroa. Ambos foram desenhados para refletir elementos marinhos e orgânicos.
A TRANSFORMAÇÃO DE ÚRSULA
O vestuário de Úrsula foi especialmente desafiador para Atwood, que se inspirou no polvo e na moda de gala para criar seu visual. O traje da vilã é feito de lantejoulas roxas cobertas com camurça cortada a laser, conferindo-lhe uma aparência que remete ao polvo.
A Pequena Sereia já está nos cinemas, exibindo toda a magia da criação de Atwood.
Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.