Das páginas para as telas: relembre adaptações de livros e HQs bem-sucedidas

Por - 31/07/22 às 08:00 - Última Atualização: 29 julho 2022

fotomontagem de cenas de harry potter e o prisioneiro de azkaban, heartstopper e série do senhor dos aneísFoto: Divulgação/HBO Max, Reprodução/Instagram @heartstoppertv e Ben Rothstein/Prime Video/Montagem

Uma das coisas mais comuns na cultura pop é a adaptações de livros e histórias em quadrinhos para o audiovisual em filme ou série, trazendo fãs para as duas versões da obra ao mesmo tempo que agrada os fãs originais. Porém, é natural ocorrer o estigma de que essas adaptações estão fadas ao fracasso por conta de exemplos como “Percy Jackson” e “Eragon”, que desagradaram os fãs da obra original e dividiram as críticas daqueles que não conheciam o material.

Todavia, isso não é uma regra oficial, e muitas adaptações de livros e HQs foram muito bem-sucedidas em mudar de formato, seja pela aclamação do público e da crítica e /ou pelo sucesso estrondoso que receberam mundo afora, e OFuxico vai citar alguns exemplos. Confira!

HARRY POTTER

Na última terça-feira, 27 de julho, se comemorou os 21 anos de lançamento de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, o que daria início a uma das maiores franquias da indústria cinematográfica, que como praticamente todo mundo sabe, se originou nos livros.

Os livros de “Harry Potter”, escritos por J.K. Rowling, estão entre as obras mais vendidas de todo o mundo, competindo inclusive com a Bíblia de igual para igual neste ranking, além d epossuir uma legião de fãs fiéis por todo o globo, que fariam de tudo pela franquia.

Apesar de os filmes não serem exatamente uma adaptação fiel de tudo que tem no livro e suas diferenças chegarem a incomodar alguns fãs, é inegável o sucesso que franquia se tornou e o quanto os longas são adorados até hoje, não se restringindo apenas à bilheteria. Aliás, foi em “Harry Potter e As Relíquias da Morte” sendo dividido em duas partes que muitos longas seguiram o mesmo caminho em Hollywood, principalmente os de adaptações de livros.

HEARTSTOPPER

Uma das maiores surpresas de 2022, “Heartstopper” era inicialmente uma obra de história em quadrinhos escrita e desenhada por Alice Oseman, que se passava no passado de suas primeiras obras em prosa, como “Um Ano Solitário” e “Rádio Silêncio”, contando como Nick e Charlie se conheceram no Ensino Médio e se tornaram um casal.

Leve, divertida e cheia de representatividade, os quadrinhos ganharam uma série pela Netflix em abril, e rapidamente se tornou um fenômeno no mundo todo por toda a sua simplicidade em contar uma história de romance LGBTQIAP+ (sem o ar trágico de obras similares, nem de restringir a comunidade à sexualização) com temas importantes, sendo algo para se assistir e deixar o coração quentinho.

A série de “Heartstopper” acerta não só em trazer o mesmo tom da obra original para as telinhas, mas também em saber como ser fiel ao material na qual se inspirou ao mesmo tempo que mudanças são realizadas na trama, mostrando que série e quadrinho são sim mídias diferentes, ou seja, sendo uma aula de como é adaptar algo de uma mídia para outra, deixando as duas obras complementares uma à outra.

JOGOS VORAZES

Outra franquia de livros que foi muito bem-sucedida em ser trazida para as telonas foi “Jogos Vorazes”, escrita por Suzanne Collins, cuja história acompanhamos Katniss Everdeen, uma menina do Distrito 12 de um futuro EUA pós-apocalíptico na qual, anualmente, ocorrem os Jogos Vorazes, competição em que dois membros de cada Distrito competem entre si até a morte.

Com grande teor de crítica política e social, os livros ganharam adaptações para as telonas com Jennifer Lawrence no papel principal, cujo retorno financeiro foi extremamente bem-sucedido, além de contar com cenas retiradas diretamente das páginas, se mantendo extremamente fiel ao material original.

UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DA MARVEL

Aqui não vamos falar de uma adaptação em específico, mas sim de um conjunto de obras tanto para o cinema quanto para o Disney+ que formaram o Universo Cinematográfico da Marvel (UCM).

Mesmo que nem todo o lançamento seja amado pelo público, o fato de, assim como nos quadrinhos, as histórias estarem completamente conectadas e com uma impactando a outra, foi a chave do grande sucesso do UCM, fazendo algo que parecia inviável se tornar realidade e até mesmo ser copiado quando se tenta criar um universo compartilhado, mas sem a mesma maestria.

Aliás, o UCM foi se expandindo aos poucos, começando com foco apenas nos Vingadores originais (cujo 4 ganharam filmes de origem antes de se reunirem) e foi crescendo, unindo humanos normais com deuses, magos e alienígenas, tudo de maneira coesa, que faz o fã assistir a tudo que é lançado.

GAME OF THRONES (ATÉ 5ª TEMPORADA)

Apesar de seu final polêmico, “Game of Thrones” (“Guerra dos Tronos” no Brasil) ultrapassou o status de série da HBO para se tornar um dos maiores projetos da cultura pop audiovisual, tendo uma legião de fãs que até hoje falam da série e estão ansiosos para sua atração derivada, “A Casa do Dragão”.

Porém, a série se inspira fortemente nos livros da saga “A Crônicas de Gelo e Fogo”, escrita por George R.R. Martin, cuja história principal conta com cinco obras lançadas até o momento e mais dois confirmados para concluir a história (sem previsão de estreia), assim como livros que se passam no mesmo universo de Westeros.

Aliás, os fãs costumam elogiar mais fortemente as cinco primeiras temporadas da série, que ainda se inspiram nos livros, pois a partir da sexta, coma falta de material fonte, tudo escrito passou a ser mais original, então “Game oh Thrones” também pode ser considerada apenas adaptação até sua 5ª temporada.

BRIDGERTON

Um dos maiores fenômenos de todos os tempos da Netflix, “Bridgerton” chegou a se tornar a série mais assistida do serviço de streaming. Porém, muitos não sabiam que a obra era inspirada em livros escritos por Julia Quinn, que acompanham os oito irmãos da nobre família Bridgerton enquanto eles navegam pela alta sociedade de Londres em busca de amor, aventura e felicidade.

Apesar de mudanças serem feitas, a série é muito elogiada pelo público geral quanto pelos leitores, se mantendo fiel ao material fonte em diversos momentos, além de seguir a ideia de divisão por obras, pois cada temporada deve adaptar um dos livros da saga.

SENHOR DOS ANÉIS

Vamos fechar com uma das maiores franquias do gênero de fantasia, considerada por muitos a maior tanto dos livros quanto dos cinemas. Na mídia física de papel, “O Senhor dos Anéis” foi uma trilogia escrita por J. R. R. Tolkien, assim como “O Hobbit”, que conta o passado da trama, e desde seu lançamento está marcado na história da literatura.

Entre os anos de 2001/2003, cada livro de “O Senhor dos Anéis” ganhou um filme pela Warner, sendo filmados em simultâneo e superando, juntos, a marca de U$ 2 bilhões em bilheteria, além de ganharem 17 Oscars para 30 troféus na qual foram indicados, mostrando a força de um gênero além do drama sendo notado pela academia.

O sucesso é tão grande que “O Hobbit” também chegou a ganhar uma trilogia, mas um tanto criticada por ter sido um livro menor dividido em três longas-metragens. Todavia, é um símbolo de como a franquia era rentável.

Ainda, o Amazon Prime Video lançará em setembro uma série baseada nesse mesmo universo, se passando na Segunda Era da história da Terra-média, ou seja, milhares de anos antes dos eventos de ”O Hobbit” e ”O Senhor dos Anéis” de J.R.R. Tolkien, e pelas prévias, o investimento foi bastante alto, como a franquia merece!

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,,,,,,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.