Alec Baldwin corre o risco de pegar até 18 meses de prisão

Por - 20/01/24

alec baldwin e halyna hutchinsAlec Baldwin e Halyna Hutchins - Foto: Reprodução

Alec Baldwin enfrenta um novo pesadelo decorrente da morte da cinegrafista Halyna Hutchins, em 2021. O ator foi indiciado por um grande júri em Santa Fé, Novo México, por sua conexão com a morte da mulher no set de seu filme “Rust”, e agora ele corre o risco de pegar até 18 meses de prisão se for condenado pelo crime de quarto grau.

A diretora de fotografia foi morta por Baldwin quando ele disparou uma arma cenográfica que estava carregada com balas de verdade, sem ele saber. Isso ocorreu no set do filme, em outubro de 2021.

No ano passado, promotores especiais anunciaram que planejavam apresentar o caso a um grande júri de Santa Fé. Apesar de reaberto o processo, os advogados do ator de 65 anos – Luke Nikas e Alex Spiro – estão confiantes de que ele será inocentado.

Em um comunicado, os representantes legais de Baldwin disseram ao programa “Entertainment Tonight”: “Estamos ansiosos pelo nosso dia no tribunal.”

Alec Baldwin
Reprodução/Instagram – Grosby Group

Em janeiro de 2023, Hannah Gutierrez-Reed – a armeira do filme – foi acusada de homicídio culposo e adulteração de provas. Ela se declarou inocente e seu julgamento está marcado para começar em fevereiro. Enquanto isso, Baldwin sempre negou ter puxado o gatilho da arma cenográfica que matou Hutchins.

O ator – que já teve as acusações criminais contra ele retiradas – ofereceu uma explicação potencial para o que aconteceu no set durante uma entrevista no podcast “The Chris Cuomo Project” em 2022. Questionado sobre como uma arma poderia ser disparada sem que alguém puxasse o gatilho, Baldwin respondeu: “Isso não veio de mim, veio do próprio Ministério Público”, esclareceu.

“Você está familiarizado com o que é abanar uma arma? Você já ouviu falar dessa frase, abanar a arma? Então, se você puxar o martelo para trás e não travar o martelo; se você puxar o martelo bem para trás – em filmes de faroeste antigos, você veria alguém abanar o martelo da arma – o martelo não travava; você o puxava para trás a ponto de disparar a bala sem que você puxasse o gatilho, sem que você travasse o martelo.”

Relembre o Caso

Em 21 de outubro de 2021, no Bonanza Creek Ranch em Bonanza City, Novo México, Estados Unidos, a diretora de fotografia Halyna Hutchins foi morta a tiros e o diretor Joel Souza ficou ferido no set do filme “Rust” quando uma bala foi disparada por um revólver usado em um ensaio de cena pelo ator Alec Baldwin.

Alec Baldwin, elenco e equipe do filme Rust
Alec Baldwin, Halyna Hutchins, elenco e equipe do filme “Rust”- Grosby Group

Hutchins morreu naquele dia em um hospital de Albuquerque e foi apurado que a arma não havia sido cuidadosamente verificada com antecedência.

O incidente foi extensivamente investigado pelo Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé, pelo Primeiro Promotor Judicial do Novo México, pelo Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional do Novo México e pelo Federal Bureau of Investigation.

A produção de “Rust” foi suspensa até janeiro de 2023, e o incidente gerou uma discussão sobre segurança ocupacional na indústria cinematográfica, tratamento dos funcionários envolvidos nas filmagens e o uso de armas reais em cenas.

“Essa tragédia aconteceu porque balas reais foram entregues no set e carregadas na arma”, disse o advogado de Baldwin no processo.

Desde o início do caso Baldwin se declara inocente e lembra que estava apenas seguindo as instruções quando o incidente ocorreu. Ele afirmou que puxou o martelo da arma, mas não o gatilho, e negou qualquer responsabilidade pela morte de Hutchins.

---

Tags:

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.