Conheça Kang, O Conquistador, novo vilão da Marvel e ‘Homem-Formiga’
Por Raphael Araujo - 13/02/23 às 08:00 - Última Atualização: 12 fevereiro 2023
Está chegando a hora! “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” estreia nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, nos cinemas de todo o Brasil, iniciando oficialmente a Fase 5 do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) e contando com o retorno de antigos heróis do MCU, além de focar também na apresentação de novos personagens.
Entre os novos rostos que estarão no filme, não podemos deixar de destacar o vilão do longa: Kang, o Conquistador (Jonathan Majors), que promete não causar apenas aqui, mas também nos próximos filmes da Marvel, afinal, ele será o grande vilão da Saga do Multiverso, que envolve as fases 4, 5 e 6, cujo clímax será em “Vingadores: Dinastia Kang” e “Vingadores: Guerras Secretas”.
Por conta disso, OFuxico decidiu te contar um pouco mais sobre essa figura emblemática, que promete fazer frente ao Thanos (Josh Brolin) como figura antagonista de perigo da Marvel nos próximos anos e finalmente ganhar a atenção da cultura pop de vez. Confira!
BASICAMENTE, QUEM É O KANG?
Kang possui o nome civil de Nathaniel Richards, ou seja, ele possui o mesmo sobrenome de Reed Richards, o Senhor Fantástico do Quarteto Fantástico, tendo sido criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1964 nos quadrinhos da Marvel e pertencendo ao século 31.
Porém, eles não necessariamente estão ligados na árvore genealógica, pois Nathaniel pertence à Terra-6311, e não da 616, onde se passam as principais histórias dos quadrinhos da Marvel. Nessa realidade, não houve “Idade Média”, e por isso, o pensamento científico teria avançado muito mais rápido, fazendo a humanidade prosperar muito mais.
Porém, por causa disso, houveram muitas guerras que afetaram essa Terra, principalmente por conta do domínio de colônias na Lua, cujo pouso aconteceu em 900 d.C., mil anos antes do nosso mundo, e os conflitos só foram cessar quando Nathaniel Richards da Terra 616, que é de fato pai de Reed Richards, viajou no tempo e trouxe a paz para esse tempo.
Cansado de viver em seu tempo, Nathaniel Richards da Terra-6311 utilizou de viagem no espaço/tempo de sua contraparte da Terra 616 para viajar entre linhas temporais, tendo objetivo de conquista-las, surgindo assim sua alcunha de Kang, o Conquistador, formada conforme ele avançou em seu objetivo.
Aliás, em meio à suas viagens no tempo, ele se esbarrou com o Doutor Destino, e resolveu criar uma armadura inspirada no vilão do Quarteto Fantástico, e está frequentemente relacionado à equipe familiar e aos Vingadores, quase sempre como antagonista.
DIVERSAS VERSÕES
Por conta de viajar no tempo e dominar diversas linhas temporais, Kang possui várias versões de si mesmo, além do clássico vilão de armadura roxa, verde e azul. Aliás, assim que ele conseguiu viajar no tempo, ele foi para o Antigo Egito e assumiu a persona de Rama-Tut, um poderoso faraó que dominou esse tempo por conta de sua tecnologia e conhecimento do futuro.
Mas o Quarteto Fantástico nota que a existência do faraó é uma anomalia temporal, e impede seus planos tirânicos, o mandando para um futuro distante daquela realidade, no século 40. Mas é quando Nathaniel chega nesse lugar que ele efetivamente se torna Kang, o Conquistador, quando ele conquista essa realidade, que estava no meio de uma guerra, e ele resolve expandir seus domínios.
E ALÉM DISSO?
Além de Kang em si e de Rama-Tut, uma das versões mais conhecidas do vilão é Immortus, que é mais velho que o personagem padrão, sendo um agente dos Guardiões do Tempo, os últimos seres vivos do Universo Marvel em sua linha temporal. Cansado de lutar contra os heróis, ele apenas possui o objetivo de preservar as linhas do tempo, e não as conquistar.
O Centurião Escarlate é outra versão famosa de Kang, sendo um guerreiro alienígena que apareceu em diversas histórias da Capitã Marvel, gerando um dos momentos mais controversos da personagem (cuja história é complexa, confusa e nada agrada os fãs da Marvel). Ele é quem se inspirou na armadura do Doutor Destino, e costuma lutar com os Vingadores de sua realidade e da realidade 616, a principal.
Outra versão famosa de Kang é o Rapaz de Ferro, herói membro fundador dos Jovens Vingadores. Espera, herói? Jovens Vinagdores? Isso mesmo! Em sua linha do tempo, Nathaniel Richards recebe a visita de Kang ainda jovem, tendo sua vida salva por ele, e então o vilão tenta convence-lo a virar o Conquistador mais cedo em sua linha do tempo. Horrorizado com seu futuro, Nate rouba a tecnologia do vilão (principalmente uma versão de armadura do Homem de Ferro) e viaja no tempo para tentar mudar seu destino, fundando os Jovens Vingadores por conta de os Vingadores originais estarem desfeitos. Infelizmente, após Cassie Lang/Estatura morrer em missão, ele acaba enlouquecendo e entrando no caminho para a vilania.
Por fim, citaremos uma versão mais simples: Victor Timely, versão do Kang que se tornou prefeito da cidade Timely em 1901, tentando tornar o local sua base de operações no século 20, e há rumores desta versão aparecer na segunda temporada de “Loki”. O que vem aí?
PODERES E HABILIDADES
Apesar de ser a próxima grande ameaça do Universo Cinematográfico da Marvel, Kang não posusi exatamente syuoper-poderes, com suas habilidades sendo advindas de seu grande intelecto e seu vasto arsenal tecnológico futurista, que lhe eprmitem ser uma grande ameaça.
Dotado de uma genialidade, ele se especializou no conceito do espaço-tempo, podendo manipulá-lo a seu bel-prazer, principalmente ao construir uma poderosa armadura, feita de uma liga sintética rara do século 40, que lhe abriu diversas possibilidades, além de poder ser controlada por ele com a mente
Entre as habilidades geradas pela armadura, está a força de poder levantar cinco toneladas, emitir rajadas de choque e de energia e voar com propulsores próprios, além de claro, poder viajar e manipular o tempo, como invocar qualquer arma de sua escolha em algum lugar fora do tempo.
Graças à tecnologia na qual possui acesso, Kang pode prolongar a sua vida, ou seja, vivendo mais tempo que um ser-humano comum, além de poder transferir sua consciência para outro corpo caso esteja prestes a morrer. A armadura pode variar suas habilidades específicas, podendo ainda soltar rajadas de fogo ou até mesmo mexer na gravidade.
Além da arma, outro grande trunfo de Kang é a sua Base Dâmocles, uma enorme nave estelar que viaja no tempo em forma de espada. Ele também possui diversos exércitos variados de muitos tempos e espaço ao seu dispor, podendo se adaptar a cada situação. Por conta de sua superinteligência, ele comanda os exércitos como um estrategista nato.
MUDANÇAS PARA O MCU E APARIÇÃO EM LOKI
Para se adaptar à Saga do Mutiverso, Kang teve mudanças relacionadas à sua história no espaço-tempo dentro do MCU. Aqui, ele ainda é Nathaniel Richards, se tratado de um cientista do século 31 que descobriu a existência do Multiverso e seus eu’s alternativos.
Buscando conquistar o maior número possível de mundos, ele iniciou a Guerra Multiversal, ficando conhecido como Kang, o Conquistador. Após uma frustrada conquista do espaço, ficou isolado em uma linha do tempo alternativa, assim como surgiu uma variante (versão de alguém de outro universo) que já deus as caras….
No final da primeira temporada da série “Loki”, conhecemos o “Aquele que Permance”, interpretado também por Jonathan Majors, que conta seu passado como cientista do século 31 e conquistador dos multiversos, mas que notou como isso era perigoso, criando a AVT (Agência de Variância Temporal) para que tudo fosse apena suma linha do tempo.
Ao falar com Loki (Tom Hiddleston) e Sylvie (Sopia Di Martino), o personagem faz um alerta: caso ele morra, suas variantes apagas voltarão a existir, e apesar de haverem algumas boas, há outras muito más, que farão de tudo para conquistar o Multiverso. Sylvie, buscando vingança contra a AVT, o mata, abrindo o Multiverso no MCU e possibilitando que o vilão surja de forma completa.
COMO ELE DEVE VOLTAR A APARECER NO MCU?
Com base nisso, a versão de “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” se trata de uma das variantes maléficas mencionadas pelo Aquele que Permanece, e pelas informações já reveladas pela Marvel, será muito similar à versão principal de Kang, o Conquistador, inclusive podemos ver isso pela sua índole e traje nas prévias reveladas.
Com o Multiverso aberto e Kang sendo o principal vilão do UCM na atualidade, ele deve aparecer em mais produções, abrindo possibilidades para que suas variantes correspondam às versões alternativas que mencionamos anteriormente, afinal, como ele mesmo disse, existem algumas boas (Rapaz de Ferro) e outras más.
Aliás, falando no jovem kang heroico, falamos de sua relação com Cassie Lang, filha de Scott Lang (Paul Rudd) não quadrinhos, e no terceiro filme do “Homem-Formiga”, a personagem aparece, interpretada por Kathryn Newton. Estariam os destinos entrelaçados?
Aliás, há muitas semelhanças nas motivações e trajes de Immortus e Aquele que Permanece, fazendo com que muitos creiam que a versão apresentada no UCM apenas não tenha recebido tal alcunha até o momento.
Quem sabe, as variantes não se reúnam e formem, assim como nos quadrinhos, o Conselho dos Knags, que reúne diversas versões do personagem decidindo o futuro das linhas do tempo e julgando o quão bem-sucedidos cada Kang é na missão. Uma coisa é certa: “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” abrirá os caminhos para que “Vingadores: Dinastia Kang” seja extremamente grandioso e honre o poder e força do personagem no material original!
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.