Crítica | Luca nos puxa para fora da zona de conforto
Por Redação - 17/06/21 às 12:00 - Última Atualização: 18 junho 2021
Verdade seja dita: Os filmes da Pixar aquecem nossos corações. Com um currículo recheado de filmes atemporais, como “Procurando Nemo”, “Toy Story” e “Monstros S.A”, o estúdio de animação chega com tudo em mais uma produção que promete derreter os espectadores.
Luca é ambientado entre os anos 50/60 e, assim como a grande maioria, é um deleite aos olhos. Visualmente criado com perfeição, as cores e a fotografia nos convidam a embarcar em uma atmosfera que remete à infância.
Veja+: Loki aposta e acerta no carisma de Tom Hiddleston
Leve e colorido, a animação se passa em uma cidade litorânea na Riviera italiana e conta a história de Luca Paguro (Jacob Tremblay), um monstro marinho apaixonado pela superfície e que está cansado da mesmice de sua rotina no mar. Ao lado de Alberto Scorfano (Jack Dylan Grazer), seu melhor amigo, ele descobre que monstros marinhos podem se passar por humanos fora d´água e embarcam em uma jornada de descoberta.
Veja+: Viúva Negra ganha pôsteres individuais
Marcando a estreia do diretor Enrico Casarosa (‘A Lua’), a Pixar aposta em mais uma aventura que tem como tema principal o amadurecimento. Indo contra às regras dos pais, que alertam sobre os perigos da superfície, Luca se joga no mundão ao lado de Alberto e começa sua caminhada na autodescoberta. Por mais clichê que pareça, a narrativa encanta, faz sorrir e chorar de emoção, assim como outros títulos do estúdio, como Viva – A Vida é Uma Festa, e nos faz mergulhar junto com a dupla.
Veja+: Quanto custará assistir Viúva Negra no Disney+?
O filme não tem as camadas psicológicas e mais profundas de Divertidamente e nem uma construção mais densa e adulta como Soul, mas essa foi o grande insight da Pixar: Apostar em uma trama sensível, levíssima, que tem gosto de infância, e que aborda temas com os quais qualquer adulto se identifica.
A animação nos faz refletir sobre sair da zona de conforto, se aventurar diante do desconhecido, querer descobrir o diferente, se nutrir de outras culturas e de conhecimento. Luca é sobre sair da bolha e deixar para trás as barreiras que impomos para nós mesmos.
Luca estreia dia 18 de junho no Disney+
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.