DC Studios anuncia primeiros projetos de novo universo compartilhado

Por - 31/01/23 às 20:15

fotomontagem de quadrinhos do superman e de batman e robinReprodução/Instagram @dcofficial

(atualizado às 20h58)

E chegou o grande dia! Após o anúncio no fim do ano passado de que James Gunn, diretor de “O Esquadrão Suicida” e criador da série “Pacificador”, do HBO Max (além de na Marvel Studios ter sido responsável pela trilogia dos “Guardiões da Galáxia”), estaria assumindo o novo DC Studios ao lado de Peter Safran dentro da Warner Bros. Discovery, os fãs ficaram ansiosos pelos anúncios.

No decorrer do tempo seguinte, foram anunciados que muitos diretores e atores não estariam retornando para seus papéis, além de que uma reformulação estaria sendo feita no atual Universo de Filmes da DC, com janeiro sendo a época marcada para os anúncios definitivos.

Por conta disso, nesta terça-feira, 31 de janeiro, literalmente no último dia do prazo prometido, por meio de seus perfis nas redes sociais, Gunn e Safran publicaram diversos vídeos anunciando as novidades, além de chamar este “primeiro capítulo” do novo universo compartilhado audiovisual da DC de “Deuses e Monstros”, mesmo nome de uma animação de 2015 que reimagina os personagens Superman, Batman e Mulher-Maravilha.

DIVISÃO DE SELOS

Vale ressaltar que ficou claro que haverá uma diferenciação entre as produções do DC Sudios, pois nem todas as obras estarão conectadas entre si ou pertencerão ao universo compartilhado que estará sendo criado, e por isso, cada obra estará pertencendo a um dos dois selos reveladas.

Todos os filmes e séries que pertencerem ao Universo Compartilhado da DC, ganharão o “Selo do DCU”, enquanto projetos isolados em universos próprios ou com objetivos diferenciados, pertencerão ao “Selo Elseworlds” (nome de uma série de quadrinhos que explora realidades paralelas).

FILMES

Bora falar do que importa? Pois bem, sabendo que atualmente filmes e séries possuem o mesmo nível de atenção e até mesmo de investimento, o DC Studios investirá em ambos os formatos, explorando personagens conhecidos ou pouco lembrados da editora de quadrinhos.

O primeiro a estrear será “Superman Legacy” (Legado do Superman, em tradução livre), que como o nome diz, focará no Homem de Aço, primeiro e maior super-herói de todos os tempos, cuja estreia acontecerá em 03 de outubro de 2025. “O filme foca no Superman equilibrando sua herança kriptoniana com sua criação humana. Ele personifica a Verdade, a Justiça e o American Way. Ele é a bondade em um mundo que a considera antiquada”, afirmou Peter Safran em vídeo.

O Batman também já está nos planos, e ganhará um filme intitulado “The Brave and the Bold” (Os Bravos e Destemidos, em tradução livre) focado no Homem-Morcego e no Robin Damian Wayne, filho de Bruce Wayne com Thalia Al-Ghul, sendo segundo Gunn, “história muito estranha entre pai e filho”, que adaptará em filme a fase aclamada de Grant Morrison à frente de Batman & Robin e Corporação Batman.

Supergirl também ganhará um longa, cujo subtítulo será “Mulher do Amanhã”, a adaptando a história de mesmo nome de Tom King. “Veremos a diferença entre Superman, que foi enviado à Terra e criado por pais amorosos desde que era criança, versus Supergirl, criada em uma rocha, um pedaço de Krypton, e que viu todos ao seu redor morrerem e serem mortos de maneiras terríveis. Ela é muito casca-grossa e não é Supergirl que estamos acostumados”, disse James.

PERSONAGENS MENOS CONHECIDOS

Vamos falar de personagens menos conhecidos? Pois a equipe “The Authority”, do selo Wildstorm, também ganhará um filme baseado nos quadrinhos de Warren Ellis e Bryan Hitch do final dos anos 1990. Eles são conhecidos por fazerem de tudo para cumprirem suas missões, como verdadeiros anti-heróis.

“O DCU não terá só a história de heróis e vilões, e nem todo filme e série será sobre o bonzinho contra o malvado. […] Há [também] anti-heróis e pessoas muito questionáveis, como ‘The Authority’, que basicamente acredita que você não consegue consertar o mundo de uma maneira fácil, e resolvem as coisas pelas próprias mãos”, afirmou James Gunn.

Aliás, o diretor disse que a obra é uma estratégia de “usar as propriedades mais aclamadas para lançar outras menos conhecidas”: “Eu sei que é uma ideia espetacular para um filme e com uma abordagem completamente diferente dos super-heróis”.

Por fim, o último filme será “Monstro do Pântano”, focado no personagem obscuro de mesmo nome, tendo seu foco voltado para o gênero de terror, e ele deve encerrar o capítulo 1 do DCU. Vale lembrar que uma série do personagem foi lançada há alguns anos, mas foi cancelada ainda na primeira temporada mesmo com aclamação de público e crítica.

“Este é um filme bem mais de terror, mas veremos o Monstro do Pântano interagindo com outros personagens”, explicou Gunn. “Cada cineasta trará sua própria estética para os filmes, e o mais divertido será ver como esses trabalhos tão diferentes em termos de tom vão se encontrar no futuro”, garantiu Safran.

SÉRIES

O DCU começará com uma série animada intitulada “Comando das Criaturas”, baseada em quadrinhos de mesmo nome com vampiros, zumbis e lobisomens, além de muitos outros monstros. Na equipe, estarão Rick Flag Sr., Nina Mazursky, Dr. Phosphorus, Eric Frankenstein e G.I. Robot, e Amanda Waller que os enviará em missão, igual ao “Esquadrão Suicida”. Haverá versões animadas e em live action.

Aliás, já que falamos da Amanda Waller, Viola Davis continuará dando vida à personagem em sua série solo, que será lançada antes da segunda temporada de Pacificador, e “será uma continuação da série”. O roteiro será de Chrystal Henry, de “Watchmen”, e Jeremy Carver, de “Patrulha do Destino”.

Fãs do Lanterna Verde online? Uma série focada no personagem também foi confirmada, tendo Hal Jordan e John Stewart como protagonistas resolvendo mistérios na Terra, com uma pegada similar à “True Detective”. “É um evento gigantesco com qualidade de HBO. Já está em desenvolvimento. A produção tem um papel importante dentro da grande história que estamos contando nos nossos filmes e séries”, disse Peter Safran.

Sentindo falta da Mulher-Maravilha? Pois as Amazonas ganharão uma série intitulada “Paradise Lost” (“Paraíso Perdido”, em tradução livre), que se passará antes do nascimento da heroína, e contará com intrigas políticas de forma similar a “Game of Thrones”. “Quais são as verdades belas e feias por trás disso tudo? E como são os jogos de poder entre os diferentes players desta sociedade?”, explicou Gunn.

Por fim, a última série anunciada foi “Gladiador Dourado”, focada no herói de mesmo nome do século XXV, que será do gênero de comédia. Peter descreveu a história como “um perdedor do futuro que usa tecnologias básicas do futuro para voltar para o presente e fingir ser um super-herói”. James falou que tratará sobre “a síndrome de impostor como um super-herói”.

ELSEWORLDS

E os filmes que não pertencerão à continuidade principal também já foram anunciados, com o maior destaque sendo “The Batman II”, continuando o longa de 2022 estrelado por Robert Pattinson, que voltará ao papel enquanto Matt Reeves retorna na direção. A estreia está marcada para 03 de outubro de 2025, e pode vir a ser uma trilogia no fim das contas.

Pertencerá a esse selo a continuação de “Coringa”, intitulada “Joker Folie à Deux” (“Coringa: Loucura a Dois”, em tradução livre), com Joaquin Phoenix voltando ao papel principal e Lady Gaga como Arlequina.

Por fim, foi confirmado que o filme do “Superman” escrito por Ta-Nehisi Coates, que mostrará uma versão alternativa em que o herói é negro, segue em produção. Michael B. Jordan é produtor do projeto.

MAS E OS FILMES DESTE ANO?

Muitos esperavam que o novo universo apagaria tudo que veio antes, inclusive os longas programas para estrear este ano: “Aquaman e o Reino Perdido”, “The Flash”, “Besouro Azul” e “Shazam 2: Fúria dos Deuses”. Todavia, este não será o caso, pois todos estarão incluídos no novo DCU, com o primeiro herói citado ainda ganhando um terceiro longa. “Jason [Momoa] sempre viu ‘Aquaman’ como uma trilogia”, disse Safran.

“Besouro Azul”, estrelado por Xolo Maridueña e Bruna Marquezine, é um personagem novo nos cinemas, podendo ser podado para encaixar futuramente no DCU. Já “Shazam”, Gunn justificou: “Shazam sempre esteve em sua própria parte do DCU, então ele se conecta muito bem”.

Por fim, o mais importante será “The Flash”, que por tratar de viagem no tempo, acabará servindo de “reinício” para o novo DCU, e tais como os personagens citados logo acima, Ezra Miller continua no papel. “Quando Ezra sentir que está pronto para a discussão, todos nós descobriremos qual é o melhor caminho a seguir”, afirmou Peter Safran. James Gunn considera o longa um dos “um dos maiores filmes de super-heróis já feitos”.

Qual anúncio do novo DCU você mais gostou e está animado para assistir?

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.