Dungeons & Dragons é o filme da ‘Caverna do Dragão ? Tudo sobre o longa!

Por - 13/04/23 - Última Atualização: 12 abril 2023

pôster com os personagens de "dungeons &dragons: honra entre rebeldes"

Estreia oficialmente nesta quinta-feira, 13 de abril, o filme “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes”, cujas expectativas estão muito altas entre os fãs RPG e do gênero de fantasia e aventura, que contemplam completamente a proposta do projeto em sua maior essência.

Pensando nisso, nós do OFuxico separamos algumas das principais informações sobre o filme e revelar uma grande dúvida de muitas pessoas sobre o longa: ele é uma adaptação em live action do desenho “A Caverna do Dragão”?

SINOPSE E ENVOLVIDOS

A história narra a jornada de um ladrão encantador e um bando improvável de aventureiros que armam um plano épico para recuperar uma relíquia perdida. Mas as coisas vão perigosamente mal quando eles encontram as pessoas erradas. O longa traz o mundo rico e o espírito divertido do lendário jogo de RPG para a tela grande em uma aventura hilária e repleta de ação.

A adaptação do jogo de RPG mundialmente conhecido conta com grandes nomes no elenco, entre eles, Chris Pine, Hugh Grant, Regé-Jean Page e Justice Smith, que estiveram no Brasil em dezembro como parte da programação do estúdio na CCXP22. Michelle Rodriguez, Sophia Lillis, Chloe Coleman e Daisy Head completam o time estrelado do longa.

O filme é uma associação entre a Paramount Pictures com a eOne e tem direção de Jonathan Goldstein e John Francis Daley, roteiristas de “Homem Aranha: De Volta ao Lar”. A produção executiva é assinada por Jeremy Latcham, conhecido por seu trabalho nos filmes “Os Vingadores”, “Homem de Ferro” e “Guardiões da Galáxia”, além de Denis L. Stewart, Jonathan Goldstein, John Francis Daley, Chris Pine, Zev Foreman, Greg Mooradian.

O roteiro é assinado por Jonathan Goldstein, John Francis Daley e Michael Gilio, com a história sendo pensada por Chris McKay e Michael Gilio, baseada em “HASBRO’S DUNGEONS & DRAGONS”, linha de bonecos baseadas em RPG. Brian Goldner e Nick Meyer também assinam como produtores.

AFINAL, O QUE SIGNFICA SER BASEADO “NO FAMOSO JOGO DE RPG”?

Aqui vamos falar do ponto chave que está no nome do filme: “Dungeons & Dragons” é o nome do jogo de RPG mais famoso do mundo, geralmente com sua nomenclatura abrevada em D&D. Em uma mesa de RPG, os jogadores devem assumir e interpretar seus personagens, sendo esse o diferencial e que tanto mostra as pessoas jogando em filem séries ou até na vida real.

O que muitos não sabem é que a maioria joga o D&D, que possui suas regras próprias, mundos próprios e até criaturas próprias, que são muito associadas ao gênero de fantasia, e frequentemente são personagens de épocas medievais.

Muitas das criaturas estão no novo filme, tais como: o Urso-Coruja (um híbrido entre os dois animais que faz parte das transformações da personagem Doric, interpretada por Sophia Lillis); o Mímico (ser capaz de imitar qualquer objeto); a Pantera Deslocadora; e também o Cubo Gelatinoso (que queima suas vítimas enquanto as prende dentro da sua estrutura).

O projeto também se passa na época da Idade Média, como pode-se notar pela forma como a sociedade age, se estrutura e se veste, além dos objetos disponíveis e época de locomoção. Aliás, aventuras de fantasia costumam mesmo possuir inspirações medievais na cultura pop.

A equipe de protagonistas inclusive é uma formação clássica em campanhas de D&D, que tentam contemplar todas as estratégias e suprir o máximo de fraquezas possíveis: Edgin (Chris Pine) é o Ladrão/Ladino/Bardo, Holga (Michelle Rodriguez) é a Guerreira, Simon (Justice Smith) é o Mago, Doric (Sophia Lillis) é a Druida e Xenk (Regé-Jean Page) é o Paladino.

E COMO ISSO SE CONECTA À “CAVERNA DO DRAGÃO”?

Muito se fala na conexão desse filme com o clássico desenho “Caverna do Dragão”, que fez muito sucesso no Brasil na década de 1980, sendo um verdadeiro significado de nostalgia para muita gente, e até mesmo as gerações mais novas conhecem de reprises ou de histórias sobre o programa.

Essa associação é por um fator extremamente determinante: a serie animada também é baseada em D&D e em elementos desse jogo de RPG, novamente a começar pelo time, em que cada personagem (aqui garotos que estavam em uma montanha-russa e foram sugados para uma realidade mágica) está em uma classe: Hank é o Guarda; Eric é o Cavaleiro; Diana a Acrobata, Sheila a Ladina; Presto é o Mago; e Bobby o Bárbaro.

Ainda, eles recebem armas místicas, notáveis de RPG, do Mestre dos Magos, que também seria uma versão do “mestre de Mesa” de “D&D”. Aliás, aqui vai a maior conexão entre o desenho, o jogo, e o novo filme: em inglês, todos se chamam “Dungeons & Dragons” (“Masmorra & Dragões”, em tradução livre, aliás).

É ADAPTAÇÃO OU NÃO?

Mas, então “Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes” é uma versão de “Caverna do Dragão”? A resposta é não, só bebem exatamente a da mesma fonte, que é o jogo de RPG. Porém, os personagens da série animada estão presentes no longa em momentos específicos, funcionando como easter-eggs para os olhares mais atentos.

Muito se fala, aliás, que caso esse filme faça uma boa bilheteria, mais filmes nesse universo ou baseados em “D&D” sejam produzido, inclusive quem sabe, um filme na qual os personagens de “Caverna do Dragão” sejam realmente protagonistas, e não os figurantes de luxo mais queridos da história!

E você, está animado para assistir “Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes”?

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.