Pixar: Animações comprovam que bilheteria não é qualidade
Por Murilo Rocha - 23/06/23 às 08:00 - Última Atualização: 28 junho 2023
Desde as inúmeras estreias de desenhos animados da Pixar Studios a gente vê que a prioridade tem sido o número que a sua bilheteria mundial alcança em seu lançamento. Mas, existem filmes que os produtores fazem grandes apostas, como foi o caso de “Lightyear” e nem sempre recebe algo em troca.
Acontece que muito se cobra de uma das maiores empresas de desenho sua excelência artística e que entregue coisas como “Zootopia”, “Frozen”, “Toy Story”, “Procurando Nemo” e afins. Outro ponto é que as animações originais tem ficado muito atrás das continuações. “Elementos”, uma animação com aprovação crítica de 70% no Rotten Tomatoes e que vem sendo constantemente elogiada pela sua animação avançada, arrecadou, até agora, apenas 43,3 milhões de Dólares, um valor muito abaixo do esperado para o “Nível Pixar”.
Chega a ser injusto algumas comparações: “Dois Irmãos” (Aprox. 142 milhões de dólares) e “Red” (20,1 mihões de dólares) mal chegaram a fazer cócegas para passar dos milhões e teve um motivo bem significativo: A pandemia de Covid-19 estragou os lançamentos, antecipando as bilheterias, que acabaram sendo baixas, mas, em contrapartida ganhando seu lado crítico muito bem avaliado: O primeiro conseguiu 88% no Rotten e o segundo 95%. Destaca-se que o site seleciona grandes profissionais do cinema para juntar as suas notas e avaliar o filme em níveis. Ambos conseguiram a avaliação máxima, o selo “Fresh”.
Por fim, “Luca” é a prova viva que o sucesso vem do boca a boca. Mesmo que o filme tenha sido produzido e planejado para um mega lançamento, a pandemia cancelou os planos e ele estreou diretamente no Disney+ . Sua avaliação no Rotten alcançou 91% e ganhou o prêmio de melhor animação no Oscar de 2021.
Em resumo, quando você ver notícias falando de uma bilheteria baixa: Dê chance ao filme. Nem sempre a Pixar vai acertar, assim como foi na comédia romântica canastrona que foi “Lightyear”. De vez em quando, o sucesso está escondido mesmo e esperando que o público dê a chance a algo novo ao invés de um monte de continuações de histórias já conhecidas. O próximo filme será “Elio” e parece ser algo super promissor com uma mega aventura espacial garantida. Seja uma história de amor mais doce como “Elementos”, ou algo mais aventureiro como “Luca”, ou também algo mais social como “Red”, todos os filmes da Pixar chamam a sua atenção em algum momento. Nem todo o sucesso tem que depender de nomes fortes comercialmente.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha