Willem Dafoe faz alerta sobre religião e espiritualidade

Por - 09/01/24 às 06:00 - Última Atualização: 8 janeiro 2024

Willem DafoeWillem Dafoe / Reprodução TV / YouTube

Willem Dafoe está promovendo o novo filme “Pobres Criaturas”, ao lado de Emma Stone e Mark Ruffalo, que estreia dia 1 de fevereiro no Brasil, e durante entrevista o ator de 68 anos fez uma advertência às pessoas que costumam falar publicamente sobre suas crenças espirituais: ‘não o façam’.

Embora goste de abordar o tema de religião e espiritualidade, ele confessou ao jornal “The Observer” que sente falta dos dias em que as pessoas não sabiam “nada” sobre as celebridades.

“Ouça. Estou interessado no impulso espiritual e no pensamento religioso, mas você não pode falar sobre essas coisas publicamente e não deveria falar sobre elas, porque então você cai na armadilha de fazer disso a sua identidade”, explica.

Dafoe foi criado como católico, mas não se considera uma pessoa religiosa. Em uma entrevista de 2013, ele disse: “Eu fui criado como católico, mas não sou uma pessoa religiosa. Eu acredito na espiritualidade, mas não tenho uma crença específica… sou um homem de fé aberta, sempre procurando aprender mais sobre diferentes religiões.”

O ator, que revelou que pratica ioga há 40 anos, acrescentou: “Não gosto de falar sobre isso, porque toda vez que você toca no assunto, se alguém não tem a mesma referência, você meio que diz, você tá perdendo, você não tem, isso é uma coisa linda para mim, e aí você só quer se matar! Por ser um (idiota)!”

O mesmo se aplica à política. O ator afirmou que antes era um assunto que não dizia respeito a ninguém, mas a partir do momento que as pessoas tomam um lado, a intolerância impera.

“Eu sei que quando eu sei que alguém tem uma política realmente repulsiva, isso muda a forma como eu os vejo”, justificou.

Ele disse que nem gostava de falar sobre o trabalho de bastidores que envolve seus papéis, como a maquiagem que ele teve que passar horas para fazer para seu papel em “Pobres Criaturas”, por exemplo.

“No segundo em que me ouço dizendo: ‘Sim, levei quatro horas para entrar e duas horas para sair, e eu estava lá às 3 da manhã?’ – você não quer que as pessoas pensem nisso quando estão assistindo o filme”, explicou.

Mas é verdade. Willem Dafoe passou horas se maquiando para interpretar o Dr. Godwin ‘God’ Baxter no último filme de Yorgos Lanthimos, que também é estrelado por Ramy Youssef, Christopher Abbott e Jerrod Carmichael.

Relembre a visita de Willem Dafoe ao Brasil

Em uma releitura de ‘Frankenstein’, sua trama se concentra na personagem de Emma, Bella Baxter, uma jovem vitoriana que, após ser cruamente ressuscitada por um cientista após seu suicídio, foge com um advogado debochado para embarcar em uma odisseia de descoberta e liberação sexual.

Aclamado pela crítica, “Pobres Criaturas” foi nomeado um dos 10 melhores filmes de 2023 pelo American Film Institute e pelo National Board of Review, e foi indicado a sete Globos de Ouro, incluindo Melhor Filme – Musical ou Comédia e ganhou 13 Critics’ Choice Awards, incluindo Melhor Filme.

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.