Copa do Mundo: Um mês para a abertura. O que você precisa saber!
Por Luigi Civalli - 20/10/22 às 05:00 - Última Atualização: 19 outubro 2022
A Copa do Mundo 2022, que será realizada no Catar, a primeira no continente africano em toda a história, está há um mês de sua estreia, marcada para 20 de novembro. Diante disso, vamos ter ajudar a entender um pouquinho de tudo com relação ao torneio de futebol mais importante entre seleções.
POR QUE A COPA DO MUNDO SERÁ EM NOVEMBRO?
Pela primeira vez na história da Copa do Mundo, o torneio será nos meses de novembro e dezembro. Normalmente acontecendo entre os meses de junho e julho, a explicação para a mudança é uma só: o clima.
Por conta da sede ser o Catar, os meses de junho e julho, ao contrário do Brasil, são de verão. E o país do Oriente Médio tem uma estação muito quente e árida, ultrapassando os 40°C. Já no outono, entre os meses de novembro e dezembro, as temperaturas não ultrapassam os 30°C.
Leia+: Copa do Mundo 2022: 10 craques que não vão disputar a competição
QUAIS OS GRUPOS DA COPA DO MUNDO?
GRUPO A
Catar
Equador
Senegal
Holanda
GRUPO B
Inglaterra
Irã
Estados Unidos
País de Gales
GRUPO C
Argentina
Arábia Saudita
México
Polônia
GRUPO D
França
Austrália
Dinamarca
Tunísia
GRUPO E
Espanha
Costa Rica
Alemanha
Japão
GRUPO F
Bélgica
Canadá
Marrocos
Croácia
GRUPO G
Brasil
Sérvia
Suíça
Camarões
GRUPO H
Portugal
Gana
Uruguai
Coréia do Sul
QUAL SERÁ O JOGO DA ESTREIA?
A abertura da Copa será no dia 20 de novembro com jogo entre Qatar e Equador (13h, no horário de Brasília), ambos do grupo A. Anteriormente, a partida de estreia seria entre Senegal e Holanda, que ocorre no dia 21, mas tanto a Fifa, quanto o país-sede, se organizaram para que acontecesse essa mudança, aumentando o torneio em um dia.
QUAIS OS HORÁRIOS DOS JOGOS DO BRASIL?
- Brasil x Sérvia – 24/11 (quinta-feira) – 16h (no horário de Brasília)
- Brasil x Suíça – 28/11 (segunda-feira) – 13h (no horário de Brasília)
- Brasil x Camarões – 02/12 (sexta-feira) – 16h (no horário de Brasília)
Leia+: Copa do Mundo: Neymar é a esperança do Brasil para trazer o ‘Hexa’
QUEM SERÃO OS CONVOCADOS DO BRASIL?
GOLEIROS
Alisson, que atualmente joga pelo Liverpool, Ederson, do Manchester City, ambos da Inglaterra, E Weverton, do Palmeiras, são nomes praticamente certos que estarão na Copa do Mundo.
ZAGUEIROS
Eder Militão, do Real Madrid, Marquinhos, do Paris Saint-Germain, e Thiago Silva, do Chelsea, são nomes quase certos na lista do técnico Tite. Gabriel Magalhães, do Arsenal, Bremer, da Juventus, e Ibañez, da Roma, correm por fora.
LATERAIS
Danilo e Alex Sandro, ambos que jogam na Juventus, da Itália, devem aparecer na lista de convocados de Tite, se estiverem aptos.
Daniel Alves, que está no Pumas, do México, ficou de fora da última Copa do Mundo por conta de uma lesão e luta para ter uma vaga na Copa do Mundo do Catar, aos 38 anos.
O lateral-esquerdo Renan Lodi, que atuava pelo Atlético de Madrid e acabou de ser contratado pelo Nottingham Forest, também é outro que pode ser convocado.
Alex Telles, que pertence ao Manchester United, mas foi emprestado ao Sevilla nesta temporada, também briga por uma vaga.
MEIOS-CAMPOS
No meio-campo, o técnico Tite pode ter algumas dúvidas, mas grandes nomes estão quase garantidos, como Casemiro, que foi contratado pelo Manchester United, Fabinho, do Liverpool, Fred, do Manchester United, e Lucas Paquetá, que foi contratado recentemente pelo West Ham, da Inglaterra.
Philippe Coutinho, que joga no Aston Villa, e Bruno Guimarães, também são dois atletas que devem estar na lista de jogadores que estará no Catar.
ATACANTES
Entre os atacantes, alguns nomes são mais do que certos a não ser que aconteça algum tipo de lesão que possa tirar algum craque da Copa do Mundo. Nomes como Neymar, do Paris Saint-Germain, Antony, do Manchester United, Raphinha, do Barcelona, Vinícius Jr, do Real Madrid, e Gabriel Jesus, do Arsenal, podem estar na Copa do Mundo.
Richarlison, do Tottenham, se machucou recentemente, mas, se estiver apto para atuar, será convocado para a competição.
Matheus Cunha, que joga no Atlético de Madrid, ganhou notoriedade durante as Olímpiadas e começou a ganhar espaço na Seleção, mas ainda não está garantido.
O atacante Gabriel Martinelli, titular do Arsenal, ao lado de Gabriel Jesus, é outro atleta que briga por uma vaguinha.
Pedro, do Flamengo, também luta por uma vaguinha na Copa do Mundo e seria o “atleta do povo”, já que vem atuando muito bem e até torcedores de outros clubes brasileiros o querem na convocação de Tite.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais