Matheus Costa perde papel em ‘Travessia’ e ganha protagonismo no cinema
Por Flavia Cirino - 03/11/22 às 14:00
Pode ser até que você não associe o nome de Matheus Costa à imagem que vê agora, ilustrando essa reportagem. Mas basta lembrar da novela “América”, protagonizada por Deborah Secco, exibida na Globo originalmente em 2005, para reavivar a memória.
Na novela de Gloria Perez, que fez tanto sucesso que chegou a ser exibida também nos Estados Unidos, Matheus, à época com penas 06 anos, era o espevitado Rique, filho do casal formado por Rodrigo Faro e Simone Spoladore. Depois, ainda na Globo, ele participou de sucessos da emissora como “Cobras e Lagartos”, “Malhação”, além da série “Sob Pressão”.
Leia +: Relembra a avaliação de Gloria Perez sobre a novela ‘América’
Vale lembrar que Rique, seu papel em “América”, lidava com o tema delicado: a pedofilia na internet. Através dele, a autora fazia um alerta sobre o assunto.
“Já faz 17 anos que vivi o Rique e o personagem ainda é lembrado, até pela abordagem na trama, havia todo um alerta em torno das crianças no computador, sem supervisão. Foi bastante intenso”, ressaltou.
A parceria com a novelista, entretanto, parou ali, Apesar de a autora de “Travessia” ter o costume de “carregar” seu elenco, Matheus ficou de fora de seus trabalhos seguintes, inclusive da atual trama do horário nobre. Mas esteve quase lá…
“Infelizmente não tive a oportunidade de trabalhar novamente numa novela da Gloria. Mas cheguei a ser chamado para fazer teste para ‘Travessia’, para o personagem Rudá (o jovem responsável pelo deep fake que acaba com a vida de Brisa). Não fiquei com o papel. Quem sabe na próxima o perfil se encaixa”, contou.
SEM CONTRATO LONGO
O ator comentou ainda sobre o “sumiço” das novelas: “Eu comecei muito novo e novela é algo que sempre da saudade de fazer. É intenso, uma correria. A vida pessoal gira em torno de roteiros e gravações e isso é fascinante ao mesmo tempo que é uma loucura viver assim. Mas quem faz ou fez novela algum dia, sabe do que eu estou falando”, disse ele.
Sou um ator que gosto de ter novas oportunidades e não penso em parar. Quero trabalhar e estudar”.
Matheus Costa enfatizou que, para o ator, o estudo deve ser constante: “Precisamos estar em evolução. Gosto de transitar entre os meios, televisão, teatro, cinema… Acho que o artista precisa desse movimento. Quanto maior a variedade e possibilidades, mais enriquecedor é. Quero fazer mais teatro, mais filmes, ter novas possibilidades na TV”.
O artista ainda contou à OFuxico que nunca teve contrato longo e sempre trabalhou por obra, como é a atual política da Globo: “Nunca fui contratado de uma emissora por longo período, então, pra mim, nada muda, sempre foi a minha realidade. Não é fácil estar sem contrato, isso significa uma instabilidade financeira, mas ao mesmo tempo dá ao artista a liberdade para desenvolver projetos em canais de streaming”.
DEDICAÇÃO AO CINEMA
Enquanto o retorno às novelas não acontece, Matheus Costa – que namora Lara Rodi, irmã de Cauã Reymond, mas não fala sobre a vida pessoal – se dedica ao cinema.
Ainda este ano ele lança os longas “Fazendo Meu Filme” e “Desapega!”, em que viverá par romântico com Maísa. Atualmente, o artista enfrenta um novo desafio: Samuca, personagem principal de “Derrapada”, adaptação do livro “Slam” de Nick Hornby.
Na trama dirigida por Pedro Amorim e também estrelada por Nanda Costa, Matheus dá vida ao skatista que engravida a namorada Alice (Heslaine Vieira), aos 17 anos. Pela primeira vez ele aparece em cenas de sexo.
PARCERIA COM NANDA COSTA
Melina (Nanda Costa) deu à luz aos 16 anos, após uma gravidez acidental, o que “se repete” com o personagem de Matheus, ao descobrir que será pai na adolescência. Curiosamente, o ator e Nanda já haviam contracenado juntos em “Cobras e Lagartos”, novela que foi ao ar na Globo em 2006. Eles comemoraram o reencontro após longo tempo.
“Atuei com a Nanda quando era moleque. Ela sempre dizia: ‘É minha primeira novela e a sua segunda! Você já é veterano!’. Tivemos cenas juntos na época, mas nunca imaginaria que anos depois seria ‘filho’ dela. Foi especial, não teria pessoa melhor. Fizemos uma dupla perfeita, ela é de uma generosidade gigante e acredito que conseguimos uma ótima conexão de mãe e filho”, contou.
O ator ainda ressaltou a importância e a responsabilidade de ser protagonista: “Foi um desafio profissional, apesar de já ter uma experiência. Ser protagonista é uma responsabilidade enorme para qualquer ator e ter essa oportunidade tão jovem me enche de orgulho e me dá a certeza de que estou no caminho certo, que sou bom, que tem pessoas que confiam inteiramente na minha trajetória e no meu trabalho”, afirmou Matheus. “A experiência da Nanda Costa me ajudou muito e gerou uma ótima conexão mãe e filho”, completou.
MANOBRAS DE SKATE
No longa, Samuca faz diversas manobras de skate, que é sua maior fuga dos problemas que enfrenta. Para viver o personagem, o ator teve que se preparar.
“Precisei fazer aulas de desenho e skate para ganhar segurança, aprender manobras básicas e para contracenar com Bob Burnquist. Quando era mais novo, fiz algumas aulas para uma novela, mas só sabia andar para frente e para trás. Já fiz surf e judô, e acabou me ajudando a aprender mais rápido.”
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino