Pantanal: Filho Tenório, Gabriel Santana diz que já foi alvo de piada racista

Por - 15/06/22

Pantanal: Filho Tenório diz que já foi alvo de piadas racistas no colégioReprodução/Instagram@gbielsantana

Gabriel Santana, que vive Renato, um dos três filhos de Tenório (Murilo Benício) em “Pantanal”, é só elogios ao autor Bruno Luperi que, no remake da novela escrita originalmente pelo avô, o escritor Benedito Ruy Barbosa, tem dado espaço para discussão de temas como o racismo. Diferentemente do que aconteceu três décadas atrás, o novelista incluiu uma núcleo de atores negros na trama. O ator de apenas 22 anos conversou com OFuxico diretamente do Pantanal.

Leia+: Maria Bruaca expulsará Tenório de casa? Entenda!

Reprodução/Instagram@gbielsantana

“Nasci em uma família de classe média, então tive acesso a educação particular, tanto em escola quanto em faculdade. Se eu vi cinco professores pretos ao longo da minha vida foi muito. Se estudei com mais de cinco pessoas pretas, foi muito. Se vou a um restaurante e vejo clientes pretos em uma mesma noite, é muito. Socialmente, a gente não alcançou uma horizontalidade de direitos. Esse tema tem que ser debatido em âmbito nacional, porque existem muitas pessoas que não têm essa consciência de um racismo estrutural; e não estão erradas, é porque o Brasil não foi educado para isso. Então esse tema que estar na TV, sim, porque é a partir disso que começa essa educação moral, onde a arte e a telenovela brasileira ocupa um espaço fundamental”, explicou.

Divulgação/TV Globo

Ao se afirmar preto de pele clara, Gabriel disse que nunca passou por nenhum grande ataque racista, mas recorda ter sido caçoado no colégio quando pequeno por causa da cor da sua pele.

“Ataques racistas diretos me depreciando por conta do meu fenótipo, da minha cor, diretamente posso afirmar que não. Já aconteceram muitas piadas na época de escola e na adolescência. Me lembro que na época eu mesmo não entendia, não sabia dizer que aquilo era racismo. Fui fui entender isso muito tempo depois. Digo que o que eu senti foi mais leve e mais brando do que 90% da população brasileira”, disse o ator.

Estreante no horário nobre da TV Globo, Gabriel falou sobre o personagem que lhe foi dado e interpretado por pelo ator Ernesto Piccolo em 1990.

Reprodução/Instagram@gbielsantana

“Renato é o filho de um antagonista que vai se ‘bandiar’ um pouco para o lado do pai. Ele tem tem uma ética muito diferente da minha, ele pensa muito em coisas de como favorecer a si mesmo, e eu penso muito em qualquer pessoa antes de fazer qualquer coisa, porque tenho muito medo de magoar o próximo”, disse o ator ao fazer comparações.

Em relação às semelhanças, Gabriel garante que é tão persistente quanto o personagem. “A gente luta muito por aquilo que a gente quer. Renato é uma pessoa que não desiste daquilo que ele pensa e acredita. Eu também não. A diferença cai na questão ética e oral; a questão é que ele vai lutar pelas coisas dele de uma forma, e eu vou lutar de outras, mas essa nossa garra, essa nossa nossa vontade de querer conquistar o que a gente quer é parecido”, disse o ator.

Divulgação/TV Globo

Contracenar com veteranos como Murilo Benício, Marcos Palmeira e Dira Paes, por exemplo, tem sido algo enriquecedor em sua vida, diz Gabriel. “É muito bom! Porque você se esforça para poder fazer uma entrega tão boa ou parecida com a que eles estão dando. Óbvio que por mais que a gente se esforce, acho que tem uma diferença de experiência e de qualidade, mas poder absorver isso no dia a dia é sensacional. A gente aprende mais, a gente evolui mais artisticamente”, contou.

Gabriel encerrou o bate-papo dizendo como a equipe da novela está lidando com os casos de covid confirmados pela emissora entre quatros atores. “Existe uma dinâmica de segurança muito boa e muito eficaz nas gravações. A gente faz teste todos os dias, temos separações de quarto, não temos aglomerações dentro dos cômodos”, contou. ” A gente divide quarto, sim, mas em pequenas quantidades, e a única solução é o distanciamento social. Então, quando alguém se contamina, essa pessoa é remanejada para que fique isolada e espere até que ela tenha o resultado negativo para a doença. Protocolo seguido é o padrão da OMS (Organização Mundial da Saúde), concluiu o ator.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: