Celulite infecciosa: entenda a doença que levou Rafael Cardoso para o hospital
Por Redação - 16/02/23 às 12:33
Rafael Cardoso precisou ser internado às pressas, na terça-feira, 14 de fevereiro, por conta de uma celulite infecciosa, uma inflamação na pele causada por bactérias que, apesar de comum, é considerada grave e exige tratamento imediato.
Leia +: Rafael Cardoso se muda para um sítio
O QUE É A DOENÇA?
Segundo a médica Maria Fernanda Spada, dermatologista titulada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em cosmiatria e tricologia, entrevistada pelo site do Dr. Drauzio Varella, “essa inflamação acomete, na maioria dos casos, os adultos acima de 45 anos, e atinge principalmente as regiões dos membros inferiores. Também pode acometer crianças na fase pré-escolar, principalmente na região da face próxima aos olhos, embora com menos frequência”.
Ainda de acordo com informações, para entender o quanto a infecção é grave, é preciso saber que a pele humana possui três camadas protetoras: a epiderme, a derme e a hipoderme e cada uma delas também tem subcamadas com funções específicas para proteção do nosso organismo.
No caso das celulites infecciosas, as bactérias atingem principalmente a derme e hipoderme, que são as camadas mais profundas, comprometendo principalmente os tecidos moles e se estendendo profundamente na pele, podendo chegar aos vasos sanguíneos.
“Existem duas bactérias principais que causam essas infecções, que é Staphylococcus aureus e Streptococcus beta hemolítico, principalmente do Grupo A. Mas existem vários fatores de riscos que fazem com que o paciente desenvolva essa condição, como traumas na pele que rompem as barreiras de proteção – machucados, picadas, úlceras, entre outros, que se tornam portas de entrada para essas bactérias”, explica a dermatologista.
Segundo a especialista os sintomas mais comuns são: vermelhidão, dor no local inflamado, inchaço (edema), calor no local da lesão, mal-estar, febre alta. A médica Maria Fernanda Spada diz ainda que os dois últimos são sintomas de casos ainda mais graves.
DIAGNÓSTICO
Segundo a especialista, o diagnóstico da celulite infecciosa é clínico e pode ser verificado por médicos especializados em dermatologia e infectologistas. Quando há internação do paciente, como é o caso do ator Rafael Cardoso, também são realizados exames específicos de acordo com a ficha médica para descartar outras comorbidades associadas que podem agravar ainda mais o quadro.
TRATAMENTO
O tratamento é medicamentoso, com necessidade de prescrição de antibiótico oral para os casos mais leves e nos casos mais graves (com ou sem internação), é indicado que o medicamento seja administrado de forma injetável, por necessitar de uma dose maior, informa o site de Drauzio Varella. O tratamento começa a mostrar bons resultados até 10 dias após o início da medicação. Além disso, pode ser recomendado o uso de analgésicos para aliviar as dores durante o tratamento.
“Se o quadro evolui sem tratamento, o paciente pode apresentar um quadro de abscesso ou até uma sepse, que é uma infecção generalizada bem grave”, alerta a médica Maria Fernanda.
RAFAEL CARDOSO SOFRE DE DOENÇA CONGÊNITA
Em 2021, o ator revelou que passou por uma cirurgia para implantar um desfibrilador cardíaco. Na ocasião ao tranquilizar os fãs sobre seu estado de saúde, ele explicou que convivia com uma doença congênita.
O ator enfatizou que sofre de miocardiopatia hipertrófica congênita. Ele havia apresentado uma fibrose no músculo cardíaco que dava a possibilidade de morte súbita, um dos riscos da doença.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.