Faustão era o segundo paciente na fila do transplante de coração

Por - 28/08/23 às 00:19

Faustão era o segundo paciente na fila do transplante de coraçãoFoto: Renato Pizzutto/Band

Neste domingo, 27 de agosto, Fausto Silva conseguiu um doador e foi submetido a um transplante cardíaco no Hospital Albert Einstein. Segundo comunicado emitido pelos médicos do hospital, “o procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”.

O apresentador era o segundo na fila de espera por um coração, de acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. Como a equipe médica do primeiro paciente na lista optou por não aceitar o órgão, a possibilidade de transplante foi direcionada ao próximo paciente, o apresentador Fausto Silva. Para transplantes cardíacos, a severidade da condição do paciente é um fator crucial.

Os médicos de Faustão receberam a oferta do órgão na madrugada de domingo. Conforme explica o Ministério da Saúde, ele foi priorizado na fila devido à gravidade de seu estado de saúde.

Critérios de Seleção para Transplante

“A seleção para a oferta deste coração, feita pelo sistema informatizado de gestão do sistema estadual de transplantes, listou 12 pacientes que atendiam aos critérios. Desses, quatro foram priorizados, e o apresentador estava em segundo lugar nesta seleção”, informou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

Após a recusa do órgão pelo paciente na primeira posição, a oferta foi direcionada ao segundo na lista. Ainda segundo a de Transplantes, o apresentador tem tipo sanguíneo B, e o tempo de espera para potenciais receptores desse grupo é de 1 a 3 meses.

Segundo o boletim médico do Hospital Albert Einstein, onde ele está internado desde 5 de agosto, a operação ocorreu no início da tarde e teve duração de aproximadamente 2h30.

Entendendo a Fila de Espera

A gravidade da condição do paciente é fundamental para o transplante de coração. Quem precisa de internação constante (com uso de medicamentos intravenosos e suporte circulatório mecânico) tem prioridade sobre quem aguarda o órgão em casa. A espera não considera se a cirurgia será em hospital público ou privado.

O primeiro passo é o cadastro do paciente na lista única de transplantes pelo médico responsável, gerida pela Secretaria Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.

Aqui está um resumo do processo, segundo o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos:

  • A lista obedece à ordem cronológica de cadastro;
  • A gravidade do quadro clínico é considerada – quem necessita de internação constante tem prioridade sobre quem aguarda em casa;
  • Tipo sanguíneo – o receptor deve ter o mesmo tipo sanguíneo do doador;
  • Porte físico – uma pessoa alta e pesada não pode receber o coração de um doador muito mais baixo e magro;
  • Distância geográfica – o órgão deve ser retirado e transplantado em até 4 horas, conhecido como tempo de isquemia, que é o tempo que o órgão pode ficar fora do corpo. Isso impossibilita a conexão entre pessoas muito distantes;
  • O tempo de isquemia determina se o transporte do órgão será feito de carro, avião ou helicóptero. Os custos do transporte são cobertos pelo SUS.

Íntegra do boletim emitido pelo Hospital Albert Einstein

“Na tarde deste domingo, o paciente Fausto Silva passou por cirurgia para transplante de coração, no Hospital Israelita Albert Einstein, onde está internado desde 05 de agosto.

O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B.

A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30.

O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição.

Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Fábio Antônio Gaiotto, cirurgião cardiovascular do Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein”

Tags:

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.