Preta Gil celebra nova vitória na luta contra o câncer

Por - 24/08/23 às 15:38

Preta Gil no hospitalReprodução/Instagram

Preta Gil deixou os fãs muito felizes, nesta quinta-feira, 24 de agosto, ao contar que conquistou mais uma vitória em sua luta contra o câncer. Em um vídeo, postado na web, a cantora surgiu sendo maquiada e revelou que, em breve, poderá voltar para casa.

“Tiraram meu dreno nasogástrico hoje, graças a Deus”, contou.

Recentemente, Preta passou por cirurgia de remoção do tumor no intestino e seu organismo reagiu muito bem à intervenção.

A famosa teve remissão completa do adenocarcinoma, tumor que acomete o intestino, que a artista vinha tratando desde janeiro deste ano. Na terça-feira, 22 de agosto, Preta Gil conversou com os seguidores e anunciou que está livre de células cancerígenas. A cantora luta contra um câncer de intestino e passou por uma cirurgia de 14 horas na semana passada.

A filha de Gilberto Gil ainda falou sobre os próximos passos do tratamento para garantir a cura do câncer. A artista ainda vai passar por um processo de reabilitação que envolve uma bolsa de colostomia durante um período, e depois pretende manter os hábitos saudáveis para evitar outros problemas de saúde.

Preta Gil está curada?

É importante ressaltar que “remissão” e “cura” são conceitos diferentes. Segundo Rodrigo Calado, professor titular de hematologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, a cura é quando o câncer é totalmente erradicado, mas só se consegue saber isso depois de ao menos cinco anos sem sinal da doença.

Antes disso, o termo correto é “remissão”, ou seja, o período em que a doença permanece sob controle. O paciente pode estar sem qualquer evidência da doença (remissão completa), mas não é considerado curado pois ainda existe o risco de o mal retornar ou há necessidade de controlá-lo com remédios.

---

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.