Preta Gil está ‘acordada e em bom estado geral’, diz boletim médico

Por - 17/08/23

Preta Gil

Preta Gil ‘está acordada e em bom estado geral’, após passar por uma cirurgia para a remoção de um tumor no reto, conforme informado em um boletim médico divulgado hoje, 17 de agosto. A cantora passou pelo procedimento na tarde de quarta-feira (16), no Hospital Sírio-Libanês, onde foi internada no sábado, 13 de agosto.

O comunicado é assinado pelos doutores Luiz Francisco Cardoso, diretor de governança do Hospital Sírio-Libanês, e Ângelo Fernandez, diretor clínico. De acordo com o boletim, Preta encontra-se consciente, com um estado geral positivo e parâmetros clínicos normais, recebendo cuidados pós-operatórios na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Confira comunicado na íntegra!

“BOLETIM MÉDICO PRETA GIL, 17/08/2023 – 11hs.

A paciente Preta Maria Gadelha Gil Moreira foi submetida, na data de ontem, o procedimento cirúrgico para tratamento de tumor de reto. A cirurgia transcorreu sem intercorrências e, no momento, encontra-se acordada, em bom estado geral, com parâmetros clínicos normais, em cuidados pós-operatórios em Unidade de Terapia Intensiva.

Segue em acompanhamento pelas equipes do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, da Dra. Roberta Saretta, do Dr. Frederico José Ribeiro Teixeira Junior, da Dra. Fernanda Cunha Capareli e do Dr. Fernando Freire de Arruda.

Dr. Luiz Francisco Cardoso – Diretor de Governança

Dr. Ângelo Fernandez – Diretor Clínico.”

Antes disso, Flora Gil, madrasta de Preta, e Gominho, amigo da cantora, já haviam atualizado os fãs sobre o estado de saúde dela após a operação.

“Ela está bem e a cirurgia, segundo a equipe médica, correu muito bem. Vim do Rio para vê-la na volta da cirurgia e fiquei muito feliz com o relato dos médicos”, contou Flora Gil.

“Agora é se recuperar dia após dia recebendo carinho e amor dos amigos e da família. A equipe médica é espetacular e estamos todos felizes depois da cirurgia”, finalizou Flora à Quem.

“Bom dia, gente! Bom dia! Estou vindo aqui falar porque meu WhatsApp está sendo invadido de mensagem, então não vou falar muita coisa, porque não sou médico. Mas o que eu posso falar é que a cirurgia foi um sucesso, os médicos falaram que foi tudo superbem, Pretinha está bem“, começou Gominho.

“Falei com ela hoje de manhã pelo Facetime, está sedada ainda, porque foi uma cirurgia longa. Já está em pé fazendo fisioterapia. E agora é dia após dia, curada e tudo vai dar certo. Ela está na UTI ainda por questões médicas. Ela está firme e forte”, finalizou nas redes sociais.

INTERNAÇÃO

Preta Gil está internada no hospital Sírio-Libanês desde o final de semana, quando realizou diversos exames preparatórios ao longo da semana para a realização da cirurgia que aconteceu nesta quarta-feira (6).

DESCOBERTA DO CÂNCER

No Mês de junho, Preta Gil contou como foi a descoberta do câncer e tudo o que passou até descobrir o diagnóstico.

“Tive prisão de ventre durante 10 dias e minhas fezes tinham muco, sangue e tinha um formato diferente. Uma coisa que eu queria falar é que nossas fezes dizem muito sobre nossa saúde. Eu achava normal, e quando ia ao banheiro, ela ficava achatada porque meu câncer é no reto e achatava na hora de sair”, alertou Preta Gil.

“Tive picos de pressão alta, muita dor de cabeça e, quando fui internada, fui diagnosticada com cefaleia. Aí, um dia, estava indo ao banheiro, e vi algo escorrer pelas minhas pernas e era sangue, mas era pouco, era muito sangue. Com tudo aquilo, desmaiei, me levaram para o hospital às pressas e na primeira tomografia já apareceu o tumor”, disse a cantora, revelando que o câncer tem 6 centímetros.

Eu não fiz colonoscopia, mas é muito importante. Na colonoscopia, você descobre os pólipos. Não é muito acessível na rede pública, mas se marcar consegue. Não espera passar mal. Se você teve um caso na família, faça. Muitos amigos me falaram que estão indo fazer colonospocia por minha causa.

“O meu câncer é relativamente grande, mas a parte maligna dele é um pólipo no meio de uma carne esponjosa”.

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais