Burger King vira alvo de xingamentos e elogios por campanha LGBTQIA+
Por Redação - 25/06/21 às 13:44
A rede de fast food Burger King foi parar entre os assuntos mais falado do momento, nesta sexta-feira (25), por conta de uma campanha publicitária chamada “Como explicar?”. O projeto é voltado à promoção da diversidade, trazendo o olhar das crianças em relação à comunidade LGBTQIA+.
O trabalho foi realizado em co-criação com especialistas em psicologia e diversidade, mostrando a perspectiva infantil quanto ao amor e ao respeito.
No vídeo que vem sendo criticado, a principal questão é: “Nossa, como eu vou explicar a sigla LGBTQIA+ para as crianças?”. Então, crianças e jovens são convidados a darem as próprias opinião acerca do tema ao lado de seus pais e mães.
Veja +: As Baías promovem live no Mês do Orgulho LGBTQIA+
“Ao longo de todo o filme, os protagonistas da campanha compartilham a sua visão real sobre a diversidade, sempre acompanhados por seus responsáveis. As perguntas foram feitas por profissionais e as respostas são completamente espontâneas, por meio de uma gravação sem roteiro”, afirmou Juliana Cury, diretora da marca no Brasil, ao G1.
Em nota, a marca também acrescentou o principal motivo em abordar o tema por meio das crianças.
“A companhia convida todas as pessoas a repensarem a forma como a diversidade é abordada dentro da sociedade, afinal, se as crianças conseguem explicar esse assunto de forma tão simples e empática, os adultos também conseguem. Além disso, a ótica infantil permite o vislumbre de um futuro melhor, mais tolerante e plural, tendo o respeito como premissa básica.”
Veja +: Vitor DiCastro: ‘A homofobia me calou por muito tempo’
Críticas e soluções
No Twitter, as tags #burgerkinglixo e #burgerkingnuncamais acabaram no trending topics da rede social. Grande parte dos comentários criticavam a campanha e pediam boicote à empresa. Por outro lado, outros usuários pássaram a elogiar e apoiar o comercial, transformando o movimento em algo mais positivo.
Ao final do vídeo, aliás, é possível ver que as organizações “Mães Pela Diversidade” e “Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – APOGLBT” apoiaram a causa.
O Burger King também afirmou que fará uma doação à ONG “Mães Pela Diversidade”. Juntos eles lançarão uma cartilha com dicas e instruções para as pessoas que desejarem conhecer mais e se aprofundar na temática LGBTQIA+.
Veja +: Nanda Costa celebra Orgulho LGBTQIA+ com acessório diferente
Confira o vídeo na íntegra:
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.