Dia Internacional do Orgulho Gay: Relembre os personagens que se destacaram na TV
Por Redação - 28/06/21 às 08:00 - Última Atualização: 25 junho 2021
O Dia Internacional do Orgulho Gay é celebrado nesta segunda-feira, 28 de junho. Ao longo dos anos, o público LGBTQI+ conseguiu quebrar paradigmas, derrubando diversas barreiras, sendo a principal delas: o preconceito. Contudo, há muito o que se combater na árdua caminhada.
Vale destacar que a data não é comemorada somente pelo público gay, e sim, por todas as pessoas que apoiam a diversidade e respeitam o amor, pois a intolerância só será exterminada com bastante informação, conscientização e empatia.
E neste processo, a teledramaturgia desempenha um importante papel ao abordar a temática em suas produções, por meio da atuação dos personagens. OFuxico listou homens e mulheres da ficção, que se reconheciam como gays, entre outras definições do gênero.
Veja e reflita: Diga NÃO a homofobia!
1.Cintura Fina, Hilda Furacão (1998)
Cintura Fina ficou famosa na pele de Matheus Nachtergaele na minissérie, conquistando o público e crítica à época.
2. Selmo de Windsor, Um Anjo Caiu do Céu (2001)
Selmo de Windsor (Daniel Dantas) é um costureiro brasileiro tem mais de quarenta anos e já fez sucesso no exterior. Atualmente, vive meio esquecido em Londres, em uma mansão decadente. Selmo de Windsor é requintado, esnobe, exageradamente sofisticado e dono de um humor ácido. É uma pessoa difícil, intratável, daquele tipo que bajula os superiores e humilha os inferiores. Justifica-se dizendo que é solitário, sua carreira degringolou, perdeu todos os amigos, vive à beira da penúria e sente-se um fracassado. Mesmo assim, é um personagem cômico, com lances hilariantes. Sofre um ataque de catalepsia e parece ter morrido, mas não tarda em voltar à trama. Seu nome verdadeiro é Telmo Martins, e ele volta à ativa com o nome artístico de Zeca de Santa Teresa.
3.Clara, Mulheres Apaixonadas (2003)
Aluna da Escola Ribeiro Alves. Clara (Alinne Moraes) é amiga de Marcinha e vive colada na amiga Rafaela insinuando um romance. Seu pai e sua mãe, Margareth, não gostam dessa aproximação.
4.Junior, América (2005)
É um adolescente exemplar, o filho que toda mãe queria ter, nos dizeres das famílias de Boiadeiros. Mas a verdade é que Júnior (Bruno Gagliasso) se sente oprimido pelo peso da figura paterna, sendo obrigado a corresponder a ela, a ser o que foi seu pai, porque assim o exige a viúva Neuta. Ela morre de medo de ver o filho cair em algum descaminho e utiliza a figura do marido morto como um poderoso mecanismo de controle. Júnior desejaria, na verdade, ser maquiador ou estilista e tem talento para isso. No final da novela, revela-se homossexual e apaixonado por Zeca.
Veja+: Gloria Groove solta a voz em ação pelo Orgulho LGBTQIA+
5.Bernardinho, Duas Caras (2007)
Cozinheiro de mão cheia, Bernardinho (Thiago Mendonça) é muito querido na comunidade da Portelinha, onde vive com seu pai, Bernardo, sua madrasta, Amara e seus irmãos, João Batista e Benoliel. Faz um curso de culinária bancado por Juvenal Antena e começa a ganhar dinheiro com a profissão, tornando-se o provedor de sua casa. É amigo inseparável de Dália e apaixonado por ela, apesar de sempre ter assumido sua homossexualidade.
6.Roni, Insensato Coração (2011)
Promotor de eventos, simpático e fashion. Roni (Leonardo Miggiorin) grande amigo de Natalie, é a grande esperança da ex-celebridade para voltar aos holofotes.
7.Ana Girafa, Aquele Beijo (2011)
Cabeleireira, travesti e dona de um salão no Covil do Bagre. Ana Girafa (Luis Salém) também trabalha fazendo shows de dublagem.
Veja+: Rihanna revela coleção temática do Mês do Orgulho LGBTQIA+
8.Crô, Fina Estampa (2011)
Mordomo e fiel escudeiro de Tereza Cristina a quem idolatra. Crô (Marcelo Serrado) é um empregado subserviente e dedicado, apesar de, muitas vezes, dizer que não a tolera. No fundo gostaria de ser a patroa, que o ajuda com a mensalidade da faculdade da sobrinha Vanessa. Nada discreto no visual, mantém um secreto caso amoroso, mistério que permanece até o final da novela. Quando Tereza Cristina desaparece no mar, herda 50% de seus bens.
9.Téo Pereira, Império (2014/2021)
Téo Pereira (Paulo Betti) é um badalado colunista social. Tem um blog e publica diversos escândalos. A jornalista Érika é sua assistente. Termina a novela com a biografia do Comendador lançada nas livrarias.
10.Ivan, A Força do Querer (2017)
Ivana (Carol Duarte) é filha de Joyce e Eugênio, vive momentos delicados até compreender sua identidade de gênero e assumir sua identidade masculina como Ivan.
11. Britney, A Dona de Pedaço (2019)
Britney (Glamour Garcia) é a irmã mais nova de Rock e Zé Hélio. Filha de Eusébio e Dorotéia. Afastou-se da cidade por alguns anos depois que ganhou uma bolsa para estudar Ciências Contábeis. Ao voltar, revela para a família a transição de gênero.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.