‘Encontro’: Dia Internacional do Orgulho é celebrado. Entenda a importância!

Por - 28/06/23 às 11:20

EncontroEncontro celebra o Dia Internacional do Orgulho (Reprodução/Globo)

Na quarta-feira, 28 de junho, é dia de celebrar o Orgulho LGBTQIAPN+, uma data histórica que marcou o início da luta por direitos iguais da comunidade. Durante o matinal “Encontro”, duas grandes personalidades estiveram a frente para falar um pouco mais sobre suas trajetórias individuais e também mostrar um pouco da luta pelo direito de amar e de ser quem você é: Pepita e Johnny Hooker.

Nas redes sociais, internautas repercutiram as participações. Um primeiro elogiou a participação de Pepita e brincou com uma de suas palavras favoritas (‘Grandona’), já que ela ficou muito conhecida ao cantar no funk “Chifrudo” com a drag Lia Clark: “Eu sou grandona para caralh… e para engolir vai ser fod…”.

“Uma mãe, travesti as 9 da manhã em rede nacional falando das nossas lutas .Pepita você é Grandona! #Encontro”

Pepita no Encontro
Pepita no Encontro: Artista ganha elogios por sua presença (Reprodução/Globo)

Um segundo ressaltou a importância da participação de Pepita no “Encontro” e relembrou que inúmeros momentos as pessoas transsexuais e travestis estiveram na frente da luta pelos direitos LGBTQIAPN+:

“Numa sociedade que muitas vezes parece não ter humanidade no coração, Pepita não teve medo de ser mais uma estatística por mais provável que fosse. Foi luz, foi humana e forte, e hoje está num lugar onde anos atrás jamais pensou. Uma mulher de garra.”

Pepita no encontro
Pepita no encontro: Usuário ressalta importância de sua presença (Reprodução/Twitter)

Um terceiro ressaltou a importância da participação de ambos e se demonstrou muito feliz do dono do hit “Flutua” com Liniker estar lá, já que se tornou um hino ao amor e a comunidade LGBTQIAPN+:

Johnny Hooker
Johnny Hooker é celebrado no “Encontro” (Reprodução/Twitter)

PORQUE CELEBRAMOS O DIA DO ORGULHO?

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ não é um dia apenas para celebrar a comunidade e sim para lembrar da importância de tantos que usaram a sua voz e sua força para a conquista de direitos para todos. O dia 28 de junho marcou a rebelião de Stonewall, em 1969, liderados por diversos membros da comunidade e com a forte liderança de Martha P. Johnson, uma travesti ativista que bradou bravamente para mostrar que o amor é um direito a todos.

Stonewall era um bar muito conhecido por ser um lugar seguro para a demonstração de afeto entre pessoas do mesmo sexo, mas, a polícia local os abordava e tentava banir e prender quem estivesse por lá. Em 28 de Junho, a comunidade local se cansou e resolveu enfrentar as autoridades em busca do que casais heterossexuais sempre tiveram: Paz para amar. Vale ressaltar que era crime ser parte da sigla. Na data, 13 pessoas foram presas bruscamente, e então, os que estavam por lá se cansaram da violência e abordagem, dando o nome de “Revolução de Stonewall” por que alguns objetos foram atirados contra os policiais para libertar os que foram presos, injustamente, por amar.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags: ,

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha