Maya Massafera em carta emocionante: ‘mulher trans com orgulho’

Por - 31/05/24 às 11:51 - Última Atualização: 1 junho 2024

Maya Mazzafera(Foto: Vogue Brasil/ Caia Ramalho)

Às vésperas do início do mês do orgulho, Maya Massafera ganhou sua primeira capa de revista para a Vogue. Antes de sua edição especial sair, ela abriu o coração em uma carta impactante, em que explorou sua transição de gênero.

Bianca Andrade desabafa após ser chamada ‘feia’!

Maya não pode, no momento, falar muito por conta de uma das cirurgias que realizou ao externalizar quem sempre foi. Em um trecho, ela contou que tem vontade de sair, passear, mas que o medo da disforia é grande, além de não querer perguntas e ações inconvenientes.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Disforia, comum em pessoas transsexuais, é um desconforto em relação a sua identidade de gênero e como se relaciona com o seu exterior:

“Tenho vontade de me olhar no espelho, de sair de casa e de viver. Ao mesmo tempo, tenho muito medo e uma disforia, porque sair de casa se tornou um evento. As pessoas querem ver se estou realmente feminina, o que mais mudou em mim e como está o meu corpo”, iniciou.

Militão faz cobrança para Karoline Lima

Emoções e orgulho

A influencer contou que, aos 43 anos, sentiu que passou 40 anos em uma espécie de prisão, fazendo um paralelo sobre estar em um corpo masculino, mas ser uma mulher, neste caso, a transexualidade:

“Passei 40 anos na pior prisão que vocês podem imaginar. Eram 24 horas por dia em um corpo e gênero que não eram meus. Nasci com alma feminina, eu era uma mulher presa em um corpo masculino. Tinha meus momentos felizes, mas não era uma pessoa feliz. Ainda mais porque não me entendia como uma mulher trans. Minha transição começou anos atrás, bem antes, mesmo sem eu entender”, desabafou Maya.

Pabllo Vittar é a nova voz da Waze. Saiba tudo!

Apoio incondicional

Maya Massafera escreveu que contou para sua mãe, sua maior apoiadora, e alguns amigos próximos sobre o início da transição. Sobretudo, ela escreveu que gostaria de se manter em silêncio e passar por este momento sem exposição, mas revelou o motivo que a fez “sair do casulo”:

“Contei para minha família e para meus melhores amigos. Minha mãe foi minha maior parceira. Comecei os hormônios em outubro de 2023 e, durante três meses, não conseguia sair da cama, pois fiquei muito fraca. Foi um momento muito difícil, mas libertador. Nos meus planos, eu pretendia ficar mais tempo longe de tudo, porém a mídia descobriu e começaram a sair algumas matérias muito distorcidas.”, continuou.

Anitta desabafa sobre morte de fã com câncer

Futuro

Maya Massafera também contou que o futuro ainda não está 100% definido, mas que quer seguir no entretenimento. Por fim, ela pontuou que não está pronta para conversar sobre tudo no momento:

“Ainda não estou preparada para conversar sobre tudo. Não sei por qual motivo Deus me fez assim, mas era para ser dessa forma e hoje sou a pessoa mais feliz do mundo. Sou uma mulher trans com muito orgulho. O futuro eu não sei ao certo, mas sei que quero continuar no entretenimento e ser uma influência boa para quem me acompanha.”

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha