Pantanal: Entenda os significados ocultos no look de Jove
Por Flavia Cirino - 06/06/22 às 15:20
Talento do artista, um bom texto do autor, uma direção primorosa são alguns fatores chave para que um personagem dê certo. Mas há detalhes que fazem – absolutamente – toda a diferença. No caso de Jove, o protagonista interpretado por Jesuita Barbosa em “Pantanal”, o figurino tem chamado a atenção de muita gente. Há quem odeie. Mas aqueles que amam, ressaltam o recado subliminarmente destacado por Marie Salles, responsável pelo estilo de todos os personagens da trama de Bruno Luperi. Da versão original, só mesmo o texto. O Jove de Marcos Winter, quando não estava sem camisa, usava tons nude, em geral liso.
“O texto é o mesmo e a gente tem que homenagear toda a atmosfera da primeira versão. Eu vi a novela inteira e adaptei algumas coisas, claro, porque são 30 anos de diferença, mas a essência está ali”, destacou a figurinista.
Com experiência de 25 anos de profissão na Globo, Marie ficou por duas semanas no Pantanal antes mesmo da chegada dos atores e se inspirou nas cores do lugar para compor os figurinos. Para ela, Juma é o pôr do sol, Filó as cores dos ipês, Joventino o amanhecer, Zé Leôncio a terra.
Destoando totalmente do estilo pantaneiro, o moderno Jove chegou ao Pantanal para conhecer o pai, o conservador peão José Leôncio (Marcos Palmeira), usando brincos, tênis coloridos e camiseta estampada. E são justamente as camisetas que tem deixado a mensagem subliminar aos mais atentos. Nelas estão super-heróis, o movimento de maio de 1968, na França, filmes de ficção científica, menções aos parques da Disney que era hit tempos atrás, sátiras políticas, entre outros.
A figurinista destaca que Jove é um rapaz de 30 anos, criado na Zona Sul do Rio de Janeiro. As roupas imprimem a fragilidade de quem foi criado com pai ausente e uma mãe repressora.
“Ele não está totalmente inserido no ambiente da família, no Rio de Janeiro, nem no Pantanal. O figurino tem justamente essa função: ajudar o ator a contar a história do personagem”, destacou Marie Sales.
FRASES DE EFEITO
Jove usa calças largas, meias coloridas, tênis de lona e camisetas estampadas, que a figurinista buscou em brechós
Marie Sales assegura que, por mais que insinuem, as camisetas – antigas, ou de marcas dos anos 90 não refletem um posicionamento político
“A composição do figurino do Jove foi feita com base em seu arco dramático. O personagem não tem um posicionamento político. Ele está, na verdade, querendo se encontrar, é uma busca individual”, afirma Marie.
A partir da morte de Madeleine (Karin Teles) e a busca por uma identidade pantaneira, Jove vai começar a usar faixa, guaiaca, chapéu de palha, entre outros itens que o identificam como peão.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino