Fábio Assunção sobre Preta Gil: ‘Primeira pessoa que conheci’

Por - 21/07/2025 - 07:13

Fabio Assunção pensativoReprodução/Instagram

Fábio Assunção usou as redes sociais neste domingo (20) para homenagear Preta Gil, que morreu em Nova York durante um tratamento contra o câncer. O ator relembrou o início da amizade com a artista, que começou ainda nos anos 1990, e compartilhou uma mensagem de despedida aos seguidores.

Preta Gil: Cantora morre deixando legado histórico na música

“Preta, você foi a primeira pessoa que conheci em 1990, quando menino cheguei aqui no Rio, de São Paulo, pra trabalhar na minha primeira novela. São 35 anos. Não falava com você há alguns meses e ontem à noite te escrevi pelo zap dizendo que eu te amava”, escreveu. Além disso, Fábio compartilhou um vídeo enviado por Preta.

“Estou com meu coração partido e sinto que seu retorno ao mundo espiritual foi preciso para que você pudesse descansar. Meu abraço apertado no Fran, a toda família Gil. Meu amor eterno. Esse vídeo você me mandou um tempinho depois que fiz o clipe dos Gilsons. Nele você diz que ainda não conhecia minha pequena Alana. Receba meu amor eterno”, finalizou Fábio Assunção, por fim.

Luta de Preta Gil contra câncer

Em janeiro de 2023, Preta Gil descobriu um câncer colorretal. Passou por cirurgia no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em agosto do mesmo ano. Na ocasião, os médicos removeram o tumor e o útero. Ficou internada por 28 dias e permaneceu na capital paulista por decisão própria, a fim de continuar o acompanhamento clínico.

Mesmo com o progresso inicial do tratamento, a cantora revelou, em dezembro, que havia concluído o ciclo de cuidados médicos. No entanto, a situação mudou meses depois. Em agosto de 2024, exames de rotina apontaram o retorno da doença em quatro áreas: dois linfonodos, o peritônio e o ureter. Diante da nova fase da doença, Preta Gil viajou para os Estados Unidos em 12 de maio.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Ficou inicialmente em Nova York. Depois, transferiu-se para Washington, onde alugou um imóvel próximo ao centro médico responsável pelo tratamento experimental. Durante esse período, ela contou com o apoio constante de familiares e amigos. Gilberto Gil e Flora a acompanharam em diferentes momentos, reforçando a rede de apoio em meio ao processo difícil.

Tags:

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.