Luto na música brasileira: Carlos Lyra morre aos 90 Anos

Por - 16/12/23 às 13:12

Carlos Lyra morre aos 90 AnosReprodução Instagram Carlos Lyra

Carlos Lyra, renomado cantor e compositor da bossa nova, faleceu na madrugada deste sábado (16), no Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada pela família do artista. Lyra, que tinha 90 anos, estava internado desde quinta-feira (14) devido a um quadro de febre e foi diagnosticado com uma infecção bacteriana. A causa exata de sua morte ainda não foi divulgada.

Cantor gospel morre no palco durante show

Em seu perfil no Instagram a notícia foi postada na manhã deste sábado, 16):

É com imensa tristeza que comunicamos a passagem do compositor Carlos Lyra, nessa madrugada, de forma inesperada. A todos, agradecemos o carinho.

Morre Maria João Quadros, grande ícone do fado

Carlos Lyra morre aos 90 Anos
Capa do segundo álbum e Carlos Lyra – Reprodução

Trajetória Musical de Lyra

Lyra, um dos mais inspirados melodistas da música brasileira, deixa um legado de sucessos como ‘Coisa mais linda’, ‘Minha namorada’, ‘Primavera’, ‘Sabe você’ e ‘Você e eu’. Sua carreira começou a ganhar destaque em 1956, com a gravação de “Menino” na voz de Sylvia Telles. Em 1959, ele lançou seu primeiro álbum, “Bossa nova”, e viu suas composições serem gravadas por João Gilberto, incluindo ‘Maria ninguém’ e ‘Lobo bobo’, feitas em parceria com Ronaldo Bôscoli.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular

Carlos Lyra sempre foi reconhecido mundialmente por seu talento
Matéria sobre Carlos Lyra no jornal britânica The Guardian

Parcerias e Contribuições Culturais

Lyra também colaborou com Vinicius de Moraes, com quem compôs várias canções marcantes. Além de sua influência na música, o artista teve um papel importante na cultura brasileira, sendo um dos fundadores do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes em 1961.

Morre Ricardo Pereira, ex-diretor da Globo, aos 72 anos

O Legado de Lyra

Ao longo de sua carreira, Lyra demonstrou um forte engajamento social e político, compondo a trilha sonora da peça “A mais valia vai acabar, seu Edgar” de Oduvaldo Vianna Filho. Nos anos seguintes, renovou seu repertório com álbuns como “Eu & elas” e “Herói do medo”, além de regravar clássicos da bossa nova. Seu trabalho mais recente foi “Além da bossa”, lançado em 2019.

Foto recente de Carlos Lyra, postada em seu Instagram
Foto recente de Carlos Lyra, postada em seu Instagram – Reprodução

Homenagens e Despedida

Em 2023, grandes nomes da Música Popular Brasileira prestaram homenagens a Lyra no álbum coletivo “Afeto”. O corpo do músico será velado no domingo (17), das 10h às 14h, no Memorial do Carmo, no Caju, em uma cerimônia restrita a familiares e amigos. A morte de Carlos Lyra representa uma grande perda para a música e a cultura brasileira, deixando um rico legado de canções que marcaram gerações.

Morre astro de ‘Love Story’ após lutar contra dois tipos de câncer

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.