Marcio Freire, surfista lendário das ondas gigantes, morre aos 47 anos

Por - 06/01/23 às 07:10

Marcio Freire de macacão preto de mergulho, segurando prancha de surf, fazendo sinal de hang-looseMarcio Freire morreu surfando em uma praia de Nazaré, em Portugal - Foto: Reprodução/ Instagram @marciofreiremaddog

Considerado uma verdadeira lenda do surfe de ondas gigantes, o brasileiro Márcio Freire morreu na quinta-feira, 05 de janeiro, após sofrer uma queda na praia do Norte, em Nazaré, Portugal.

Leia +: Pedro Scooby quase foi ‘engolido’ por onda gigante

De acordo com a Autoridade Marítima portuguesa, o surfista caiu de um “paredão” e foi resgatado por um jet ski, sendo levado até a areia. Depois de ser constatada uma parada cardiorrespiratória, foram feitas manobras de reanimação até a chegada dos bombeiros. Apesar das tentativas, ele não resistiu.

O corpo de Márcio foi transportado pelos Bombeiros Voluntários de Nazaré para o Instituto de Medicina Legal de Leiria. O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado para prestar apoio aos familiares da vítima.

Conhecido como um dos integrantes do trio “Mad Dog” (Cachorros Loucos), o baiano tinha como amigos inseparáveis Danilo Couto e Yuri Soledad. Eles viraram tema de um documentário lançado em 2015.

O trio baiano ganhou apelido por surfistas quando passaram a encarar as ondas gigantes sem coletes salva vidas e sem o auxílio de jet skis no Havaí. O trio remava em direção ás “Jaws”, como são chamadas os enormes tubos que fazem os olhos dos especialistas na modalidade brilharem.

https://twitter.com/MadaleneNairn/status/1611213716988788737

TUDO PELO SURFE

Márcio se mudou com os amigos para a cidade de Maui, no Havaí, aos 23 anos, em 1998. Ele havia se profissionalizado como surfista, mas resolveu experimentar a modalidade sem contratos ou competições.

Os Mad Dogs passaram a enxergar o surfe como um estilo de vida, e não como uma profissão. Sem patrocínios, Márcio já foi lavador de pratos, jardineiro, instrutor de mergulho e guia turístico em passeios de barco, para se manter.

Em 2007, o trio resolveu encarar as ondas gigantes e somente em 2020 Márcio retornou à Bahia em 2020, afirmando estar com saudades da cultura local. Ele estava passando uma temporada em Portugal, acompanhado por familiares, quando sofreu o acidente que tirou a vida.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino