Morre Anouk Aimée, atriz de ‘La Dolce Vita’, aos 92 anos

Por - 18/06/24 às 17:25

anuk aimée em foto preta e brancaFoto: Reprodução/Instagram @_.frankly._

Morreu, nesta terça-feira, 18 de junho, Anouk Aimée, aos 92 anos de idade. Ela era atriz dos longas “La Dolce Vita” e “Um Homem, Uma Mulher”, e faleceu em sua casa em Paris, na França. Quem confirmou o fato foi sua filha, Manuela Papatakis, no Instagram.

“Com a minha filha, Galaad, e a minha neta, Mila, estamos imensamente tristes por anunciar o falecimento da minha mãe, Anouk Aimée. Eu estava ao lado dela quando ela faleceu esta manhã em sua casa em Paris. Com amor infinito”, declarou a herdeira da artista, em síntese.

Jacqueline Laurence morre aos 91 anos

Carreira de Anouk AImée

Antes de morrer, Anouk Aimée chegou a aparecer e mais de 70 filmes ao longo de sua extensa carreira, e chegou a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo seu papel em “Um Homem, Uma Mulher”, do diretor Claude Lelouch. Sua estreia nas telonas foi com 14 anos no filme “The House Under the Sea”.

Aliás, ainda sobre seu primeiro papel, ela foi descoberta pelo diretor Henri Calef andando na rua com sua mãe, quando foi abordada pelo cineasta. “Ele disse: ‘Você gostaria de fazer um filme?’”, relembrou ela, em suma, ao Los Angeles Times.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Seu nome artístico vem em parte desse longa, com sua personagem se chamando Anouk, e também do roteirista Jacques Prévert, que sugeriu Aimée a ela quando trabalharam juntos no longa “Os Amantes de Verona”, em 1949.

Na vida pessoal, Anouk Aimée foi casada quatro vezes: Com Edouard Zimmermann de 1949 a 1950; com Nico Papatakis, com quem teve a única filha, Manuella Papatakis, que também se tornou atriz, de 1951 a 1954; com Pierre Barouh, que interpretou seu falecido marido em “Um Homem e uma Mulher”, de 1966 a 196; e por fim, com o ator britânico Albert Finney, de 1970 a 1978, cujo casamento terminou quando Aimée se envolveu com Ryan O’Neal.

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.


×