Morre Kaká di Polly, drag queen que desafiou a polícia e fez história na noite

Por - 24/01/23 às 08:27

Drag Queen Kaká di PollyKaká di Polly era uma lenda das noitadas de São Paulo - Foto: Reprodução/ Twitter

O universo LGBTQIA+ perde um pouco de seu brilho. Morreu na segunda-feira, 23 de janeiro, a pioneira drag queen paulistana Kaká di Polly, aos 63 anos. Nascida Carlos Alberto Polycarpo, ela era graduada em Psicologia e deixa seu companheiro. A causa da morte não foi divulgada.

Leia +: Vencedores do ‘Ru Paul’s Drag Race’ farão shows no Brasil

Kaká ficou conhecida por sua luta em busca dos direitos civis, em 1997, ao deitar no asfalto da Avenida Paulista para impedir que policiais barrassem o pequeno grupo que fazia a 1ª Parada Gay da cidade.

A atitude da artista possibilitou que o evento acontecesse. Vale destacar que a Parada Gay de São Paulo se tornou uma das maiores manifestações pacíficas do mundo, sempre com êxito a cada edição.

Kaká, que inspirou e encorajou muitas pessoas, fez um protesto em 2020, na edição virtual da Parada Gay, alegando ter sido ignorada pela organização, uma vez que não havia recebido convite para participar, supostamente por ter declarado voto em Jair Bolsonaro na eleição de 2018.

“Eu não nego… Sim, votei nele. Estava cansada, esperando e acreditando em mudanças. Mas quem me segue de fato e não veio ao mundo para plantar sementes ruins, sabe muito bem que há algum tempo me arrependi do meu voto”, escreveu numa rede social.

KAKÁ DI POLLY ERA CELEBRIDADE NO UNIVERSO LGBTQIA+

Uma das primeiras drags do país, Kaká fez de sua estética uma relevância para destacar o empoderamento. Avessa ao conservadorismo, ela era comparada à drag-atriz norte-americana Divine, imortalizada no clássico filme underground “Pink Flamingos”.

Admirada e respeitada, a drag fez uma de suas últimas aparições públicas no início de dezembro do ano apssado, quando foi convidada VIP no concurso Miss Brasil Trans.

Poucos dias depois, Kaká di Polly deu entrada no Hospital São Camilo, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, para tratar alterações na saúde em consequência de um regime radical que a fez eliminar quase 30 quilos.

No último vídeo postado no Instagram, Kaká di Polly desmentiu fake news sobre ter alguma doença grave, desejou um feliz 2023 a todos e terminou a transmissão rezando um ‘Pai Nosso’.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino