Morre Lana Bittencourt. Quem era ela?

Por - 29/08/23 às 07:29

Lana Bittencourt de microfone na mão, vestido branco, cantandoLana Bittencourt era uma das referências da Era do Rádio - Foto: Divuulgação

Morreu na segunda-feira, 28 de agosto, a cantora Lana Bittencourt, aos 91 anos. Ela estava internada Hospital Alcides Carneiro, em Petrópolis, na Região Serra do Rio de Janeiro, onde a artista morava.

Antes, no final de julho, Lana deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para tratar uma infecção urinária e uma bactéria encontrada no seu organismo.

Uma das pioneiras do rock no Brasil e estrela do período conhecido como Era de Ouro do Rádio, Lana faleceu em decorrência de complicações cardíacas e respiratórias, segundo sua página oficial.

“O Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac) informa que a paciente Irlan Figueiredo Passos, a cantora Lana Bittencourt, faleceu às 17h30 desta segunda-feira (28), no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Alcides Carneiro. A artista, que tinha 91 anos, estava internada na unidade desde o dia 28 de julho. A direção do hospital aguarda autorização da família para divulgar detalhes sobre a causa da morte”, informou o hospital Alcides Carneiro.

“A gente raramente ensaiava junto, pra você era treino – sabia tudo! Respeita né, a mulher foi n°1 do Brasil, gravou 75 discos!”, escreveu Maria Comtil, neta de Lana Bittencourt. “Vou guardar comigo, junto da voz que ecoa também aqui dentro. Te amo pra sempre! Obrigada”, concluiu.

Até o fechamento desta matéria, não havia informações sobre velório e funeral.

O que fez Lana Bittencourt

Nascida em 1932, Lana ficou conhecida na década de 1950, chegando a vender cerca de 700 mil discos em 1957. Entre seus sucessos, estão “Se Todos Fossem Iguais a Você”, de Tom Jobim, e “Little Darling”.

Lana chegou a ser apelidada de “A Internacional”, por cantar em vários idiomas.

Como atriz, também participou de importantes trabalhos ao lado de Mazzaropi. Atuou em “Chofer de Praça, Jeca Tatu e As Aventuras de Pedro Malasartes”.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino