Morre o bicampeão Tim Wakefield, aos 57 anos. Saiba quem era ele!
Por Flavia Cirino - 02/10/23 às 07:10
O Boston Red Sox anunciou no domingo, 01 de outubro a morte de Tim Wakefield. O ex-arremessador estava lutando contra uma “doença”, mas a causa da morte não foi informada a pedido da família que quer privacidade.
“Nossos corações estão partidos com a perda de Tim Wakefield. Acorde encarnado na verdadeira bondade; um marido, pai e companheiro de equipe dedicado, locutor amado e o maior líder comunitário. Ele deu muito ao jogo e a toda a nação Red Sox”, destacou o comunicado.
A condição médica de Wakefield não era conhecida publicamente até que Curt Schilling, um ex-companheiro de equipe do Red Sox, a compartilhou em seu podcast. Schilling foi imediata e amplamente criticado por fazê-lo, e os Red Sox divulgaram um comunicado esclarecendo que a informação foi “compartilhada… sem a permissão”.
Lenda do Red Sox e membro do Hall da Fama do beisebol, David Ortiz, postou uma foto abraçado a Tim: “Não consigo descrever o que você significa para mim e minha família, meu coração está partido agora porque nunca serei capaz de substitua um irmão e um amigo como você.”
“A bondade e o espírito indomável de Tim eram tão lendários quanto sua knuckleball. Ele não apenas nos cativou em campo, mas foi o raro atleta cujo legado se estendeu além dos livros de recordes para as inúmeras vidas que ele tocou com seu calor e espírito genuíno”, disse o proprietário do Red Sox. John Henry disse em um comunicado. “Ele tinha uma capacidade notável de elevar, inspirar e se conectar com outras pessoas de uma forma que nos mostrou a verdadeira definição de grandeza. Ele incorporou o que há de melhor no que significa ser membro do Boston Red Sox e sua perda é sentida profundamente por todos nós.”
O comissário da Liga Principal de Beisebol, Rob Manfred, emitiu a seguinte declaração: “Estamos profundamente tristes pela perda de Tim Wakefield, um dos arremessadores mais singulares de sua geração e uma parte fundamental da era de maior sucesso na história do Boston Red Sox. O knuckleball de Tim permitiu que ele se destacasse como novato com o Pittsburgh Pirates em 1992. Em 1995, ele começou um mandato de 17 anos em Boston, onde deixou uma marca que será lembrada para sempre. Tim era mais do que apenas um arremessador All-Star versátil e confiável, um companheiro de equipe altamente respeitado e um duas vezes campeão da World Series. Em 2010, Tim foi nomeado vencedor do Prêmio Roberto Clemente pelo trabalho dedicado que ele e sua família realizaram servindo às comunidades da Nova Inglaterra
A condição médica de Wakefield não era conhecida publicamente até que Curt Schilling, um ex-companheiro de equipe do Red Sox, a compartilhou em seu podcast que ele teria sido diagnosticado com câncer o cérebro. Schilling foi imediatamente e amplamente criticado por fazê-lo, e os Red Sox divulgaram um comunicado afirmando que a informação foi “compartilhada sem a permissão da família”.
Tim Wakefield deixa sua esposa, Stacy, e seus filhos, Trevor e Brianna.
Trajetória
Tiim Wakefield começou sua carreira no Pittsburgh Pirates. Ele foi dispensado no início da temporada de 1995 e, posteriormente, ingressou no Red Sox. Apesar de estrear no Boston aos 28 anos, ele se tornaria o líder de todos os tempos da franquia em jogos iniciados e entradas lançadas.
Ele recebeu o Prêmio Roberto Clemente 2010, que reconhece “caráter extraordinário, envolvimento comunitário, filantropia e contribuições positivas, dentro e fora do campo”.
Em 1995, Wakefield terminou em terceiro lugar na votação para o Prêmio Cy Young e foi eleito Jogador do Ano da Liga Americana pelo Sporting News.
Wakefield passou 17 de suas 19 temporadas na grande liga com o Red Sox, somando 186 vitórias. Ao anunciar sua aposentadoria em fevereiro de 2012, Wakefield disse que tudo o que ele sempre quis fazer foi ajudar os Red Sox a serem campeões.
Após sua carreira de 19 anos, Wakefield permaneceu envolvido com a organização Red Sox, passando um total de 29 anos no clube como jogador, assistente especial e locutor.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino