Morre o músico David Crosby, pioneiro do folk e do rock, aos 81 anos

Por - 20/01/23 às 11:33

David Crosby de gorro vermelhoA causa da morte do artista não foi revelada - Foto: Reprodução/ Youtube

Pioneiro da música folk e rock, David Crosby morreu aos 81 anos, após um “longo período doente”, conforme anunciou a viúva, Jan Dance, na quinta-feira, 19 de janeiro. Ele, que era um dos membros fundadores do “The Byrds” e do “Crosby, Stills, Nash & Young” estava com a esposa e o filho no momento do óbito.

Leia +: Priscila Presley previu u futuro sombrio para a filha, Lisa Marie Presley

“É com grande tristeza, após uma longa doença, que nosso amado David (Croz) Crosby faleceu. Ele estava cercado por sua esposa e alma gêmea Jan e seu filho Django. Embora ele não esteja mais aqui conosco, sua humanidade e a bondade de sua alma continuará a nos guiar e inspirar.”

“Seu legado viverá por meio de sua música lendária. Paz, amor e harmonia para todos que conheceram David e aqueles a quem ele tocou. Sua falta será sentida. Neste momento, nós respeitosamente e gentilmente pedimos privacidade enquanto estamos de luto e tentando lidar com nossa profunda perda. Obrigado pelo amor e orações”, escreveu a viúva, em comunicado.

Crosby havia anunciado em dezembro de 2022 que pararia de fazer turnês porque a tendinite que desenvolveu nas duas mãos o impedia de tocar seu violão ao vivo. Apesar disso, ele não cogitava se aposentar.

TRAJETÓRIA DE GRANDES SUCESSOS

A carreira de David foi recheada de êxitos. Enquanto os Byrds foram trilha da contracultura e base para o folk-rock e a música psicodélica, o Crosby, Stills & Nash causaram reflexões sociais e políticas.

As melodias e harmonias vocais ainda se tornaram referência para artistas do hardcore ao country pop, em especial no rock alternativo, onde Crosby é reverenciado.

Entre os maiores sucessos que ele escreveu estão “Lady Friend”, “Why e Eight Miles High”, com os Byrds e “Guinnevere”, “Wooden Ships” e “Almost Cut My Hair” com Crosby, Stills & Nash.

O primeiro disco, que levava o nome da banda, chegou ao sexto lugar da lista de mais vendidos dos EUA, com 4 milhões de cópias. O álbum seguinte, “Déjà vu”, já depois da entrada de Neil Young, vendeu 7 milhões de cópias e alcançou o topo das paradas americanas.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino