Morre Paul Auster, famoso escritor de romances, após câncer
Por Raphael Araujo - 01/05/24 às 16:06
Os fãs de livro de romance estão de luto, pois morre nessa terça-feira, 30 de abril, Paul Auster, um dos nomes mais proeminentes do gênero. O escritor faleceu aos 77 anos de idade, conforme sua amiga, Jacki Lyden, confirmou ao The New York Times.
Galisteu relembra morte de Senna: ‘Jamais será esquecido’
Ele, que ficou marcado por escrever romances sobre pessoas à margem da sociedade e os acasos da vida, lutava contra um câncer há mais de um ano com tratamento iniciado no Centro Oncológico Memorial Sloan Kettering, de Nova York, nos Estados Unidos.
Paul Auster, que morre de maneira tão inesperada, nasceu em 1947, no estado de Nova Jersey, nos EUA. O escritor estudou literatura francesa, italiana e britânica na Universidade de Columbia, em Nova York. De 1971 a 1975, ele viveu em Paris, na França, traduzindo poetas franceses.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Obra famosa de Paul Auster
Ao longo de sua carreira, ele publicou cerca de 30 livros, que foram traduzidos para mais de 40 idiomas, todos conectados pelas coincidências mudarem a vida de seus personagens. Sua obra maia lembrada é “A Invenção da Solidão”, de 1982, na qual conta com memórias inquietantes sobre seu pai, que morreu em 1979.
Ainda, ele ficou conhecido a partir de 1985 pela trilogia “A Trilogia de Nova York”, com os livros “Cidade de Vidro”, “Fantasmas” e “Quarto fechado”. Posteriormente, Auster bombaria também com “Moon Palace”, “O livro das ilusões” e “Desvarios do Brooklyn”.
Landy Párraga, ex-miss Equador é assassinada aos 24 anos
O último livro de Paul foi “Baumgartner”, publicado ao fim do ano passado, mas concluído em 2022, mesmo ano que recebeu diagnóstico de câncer. O livro trata sobre o luto a partir das memórias de um professor que perdeu a esposa, sendo bastante pessoal.
Por fim, vale lembrar que Paul Auster e aventurou no cinema, contribuindo no roteiro do filme “Smoke”, cuja trama retrata almas perdidas girando em torno de uma loja de cigarros no Brooklyn, e sua sequência, “Brooklyn Boogie”. Ainda, ele dirigiu ambos os longas ao lado de Wayne Wang.
Mãe de MC Kevin visita túmulo do filho: ‘Dói muito’
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.