Rita Lee ia se chamar Bárbara para homenagear o pai. Entenda!
Por Flavia Cirino - 09/05/23 às 14:10
O nome de batismo da artista era Rita Lee Jones. Mas ela, que nasceu no último dia do ano de 1947, quase virou Bárbara Jones. Isso porque seu pai, o dentista Charles Fenley Jones, descendente de americanos, era nascido em Santa Bárbara D’Oeste, em São Paulo.
Leia +: Relembre a homenagem do ‘Altas Horas’ à Rita Lee
Mas D. Romilda Padula, mãe da cantora, que perdeu a luta contra o câncer e morreu na noite de segunda-feira, 08 de maio, aos 75 anos, revelou que Bárbara era o nome de uma santa virgem e mártir. Diante dessa informação, o pai decidiu mudar para Rita.
“É santa também, mas casou, teve filhos”, contou Rita Lee em uma entrevista, recordando as histórias que ouvia do pai sobre o assunto.
Rita era também como D. Corinda, a avó materna, era chamada. E o Lee entrou na história como uma homenagem do pai ao general Robert E. Lee, do exército confederado americano.
A cantora era neta do médico e industrial Cícero Jones, que imigrou dos Estados Unidos para Santa Bárbara, onde faleceu, em 1924.
VELÓRIO SERÁ ABERTO AO PÚBLICO
Ícone do rock nacional, Rita Lee Jones de Carvalho tratava um câncer de pulmão, descoberto em 2021.
“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, escreveu a família.
O velório será realizado no Planetário do Parque Ibirapuera na quarta-feira, das 10h às 17h, e será aberto ao público. A cantora será cremada em uma cerimônia particular.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino