Tragédia repetida: Menina de 11 anos morre após queda no Cânion Fortaleza

Por - 11/07/2025 - 10:49

Menina cai em cânion em FortalezaBianca Bernardon Zanella rinha aprnas 11 anos - Foto: Divulgação/ CBMCE

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul confirmou, na noite de quinta-feira, 10 de julho, a morte de uma menina de 11 anos que caiu do Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul.

A criança, identificada como natural de Curitiba (PR), estava acompanhada dos pais e dois irmãos em um passeio turístico pela região. Assim sendo, numa pausa para lanche em um dos bancos instalados ao longo da trilha, a menina correu em direção ao penhasco e caiu de uma altura de aproximadamente 70 metros.

Relembre o difícil resgate do corpo de Juliana Marins

De acordo com informações do secretário de Turismo do município, Andrews Mohr, a menina era diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Conforme relataram os bombeiros, o pai correu na tentativa de evitar o acidente, mas não conseguiu alcançá-la.

O incidente mobilizou uma grande operação de resgate, com participação de bombeiros de Cambará do Sul, Canela e Gramado, bem como equipes do Samu, policiais civis e militares, e três aeronaves — duas do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina.

Menina cai em cânion em Fortaleza
A remoção exigiu técnicas de rapel – Foto: Divulgação/ CBMCE

Drone térmico localiza vítima

A primeira localização da menina ocorreu por volta das 17h30, com o uso de um drone equipado com câmera térmica. Após mais de cinco horas de buscas intensas, a equipe de resgate chegou ao local onde o corpo se encontrava às 22h55. A vítima foi encontrada cerca de 70 metros abaixo do ponto da queda, em uma área de acesso extremamente difícil.

O terreno acidentado impôs desafios significativos à operação. Segundo o Corpo de Bombeiros, o resgate exigiu técnicas especializadas de rapel para alcançar e retirar o corpo. A área onde o acidente ocorreu segue isolada assim que os profissionais conseguiram confirmar a localização da vítima. A corporação reiterou que todas as medidas de segurança foram adotadas desde o início da operação.

Menina cai em cânion em Fortaleza
Os bombeiros localizaram o corpo a 70 metros da borda – Foto: Divulgação/ CBMCE

Belezas naturais do maior cânion do Brasil

O Cânion Fortaleza figura como o maior do Brasil, com cerca de 900 metros de profundidade e 7,5 km de extensão. Localizado a 23 km do centro de Cambará do Sul, o ponto turístico integra o Parque Nacional da Serra Geral, uma das áreas de preservação mais visitadas da região Sul.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

A região, a 1.240 metros acima do nível do mar, atrai visitantes de todas as partes do país. Entre as trilhas mais conhecidas, estão por exemplo a Trilha do Estacionamento, com percurso curto de 1 km, e a Trilha do Mirante, com 3 km de extensão. A última proporciona uma visão panorâmica que alcança, em dias de céu limpo, o litoral gaúcho, a cidade de Torres e parte da planície catarinense.

Mesmo com sinalizações e cuidados de segurança adotados no local, as trilhas exigem atenção redobrada, principalmente para famílias com crianças. A tragédia reforça os alertas sobre os riscos naturais presentes em áreas de turismo ecológico.

O que disse o Corpo de Bombeiros

“O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul manifesta profundo pesar diante da trágica perda de uma criança, vítima de uma queda em área de cânion, nesta quinta-feira (10).

Neste momento de luto e consternação, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade atingida por essa perda irreparável. Que encontrem na fé a força para superar a dor da ausência.

À família, nossa mais sincera homenagem, respeito e solidariedade.”

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino