Depois de Juliette, Duda Beat se retrata sobre polêmica de plágio

Por - 19/10/23

Duda Beat e capa da campanha 'Magia Amarela', com a cantora e JulietteReprodução/Instagram

Após a acusação de plagiar Emicida com a música “Magia Amarela”, de Juliette e Duda Beat, a campanha publicitária foi cancelada e as cantoras se pronunciaram sobre o ocorrido. Além da polêmica causada pela campanha, Duda foi ainda mais criticada por ter tentado justificar sua participação, mas esclareceu a situação.

Nesta quinta-feira, 19 de outubro, a cantora se retratou de um comentário em que afirmava que aceitou participar da campanha porque o compositor Felipe Vassão, um dos autores de “AmarElo”, estava envolvido no projeto. Porém, ele não fez parte da equipe e Duda pediu desculpas em uma nota de retratação.

“Nós, da Equipe Duda Beat, queremos nos retratar, retificar e esclarecer a citação do nome de Felipe Vassão em nossas manifestações anteriores sobre a campanha ‘Magia Amarela’, da marca Bauducco. Para que não haja dúvidas, Felipe Vassão não teve *nenhum* envolvimento ou participação na criação da faixa Magia Amarela, ou de qualquer outro elemento da campanha”, esclareceu o texto.

“A equipe Duda Beat tem imenso respeito e admiração pelo trabalho de Felipe Vassão e se retrata expressamente por qualquer mal entendido que possa ter sido causado por manifestações anteriores”, finalizou.

Nota da equipe de Duda Beat
Nota da equipe de Duda Beat – Foto: Reprodução/Instagram

Entenda a polêmica

  • Na última terça-feira, 17 de outubro, Juliette e Duda Beat lançaram a canção “Magia Amarela”
  • Elas foram acusadas de plagiar o projeto “AmarElo”, que Emicida lançou em junho de 2019
  • Foram apontadas semelhanças no conceito geral do trabalho, nas artes de divulgação e até no cenário para a fotografia do projeto
  • Evandro Fióti, produtor e irmão de Emicida, foi o primeiro a falar da polêmica: “Tem banda de artista branco que a gente encontra em todo lugar, que mal lançou um disco e que em um ano já ganhou um Grammy. A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy. E o trabalho que a gente ganhou um Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Entendeu? (…) Nosso jurídico vai trabalhar”.
  • A música lançada por Juliette e Duda Beat faz parte de uma mudança de uma marca, que até teria entrado em contato com Emicida para o projeto, mas o rapper não aceitou
  • “Essa marca negociou com a gente, só que a gente não chegou a um acordo por cronograma, prazo e questões financeiras também, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha que fazer”, revelou Fióti.

Juliette se pronunciou

A equipe de Juliette se posicionou na quarta-feira, 17 de outubro, e disse que a cantora foi contratada para a ação. “Informamos que a música ‘Magia Amarela’ faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”.

A cantora se pronunciou novamente nesta quinta-feira, 19 de outubro, e disse que já conversou com a dupla e a situação está resolvida. “Eu preciso conversar algumas coisas com vocês. A primeira dela é sobre o que aconteceu ontem na campanha publicitária, que vocês já viram em vários lugares. Eu coloquei um resumo aqui, se é que é possível resumir, mas quero reforçar aqui. Tudo foi entendido, conversado, eu conversei pessoalmente e com todo o respeito do mundo, com a Emicida, com o Fióti. Enfim, não há lados opostos, não há intenção nenhuma, nem deles, nem minha, nem de ninguém, que pessoas sejam machucadas, que tenham essa energia aí, que não é legal. Enfim, tá tudo bem, tudo tranquilo, ok?”, explicou a cantora.

---