Tudo o que já sabemos sobre o novo disco de Iza!

Por - 06/01/23 às 07:10

fotomontagem de iza em gueto, sem filtro e féFoto: Rodolfo Magalhães e Guilherme Nabhan/Montagem

IZA se tornou nos últimos anos uma das maiores artistas brasileiras da atualidade, e muito disso veio por conta do sucesso de “Dona de Mim”, seu primeiro álbum de estúdio que contém a faixa título, “Pesadão” e “Ginga”, algumas das músicas mais bem-sucedidas do pop nacional da década passada.

Desde então, os fãs seguem ansiosos pela chegada de seu segundo álbum de estúdio, cuja Era foi iniciada em junho de 2021, e mais detalhes do projeto estão sendo revelados aos poucos, e OFuxico vai reunir eles para você logo abaixo. Confira!

2023 É O ANO!

Em entrevista ao “Correio do Povo”, IZA prometeu um ano bastante musical em sua carreira: “Neste momento eu estou muito pensando na parte musical da minha carreira, porque eu sempre tentei não me limitar e fazer tudo aquilo que a arte podia e pode me oferecer. Este próximo ano será, não estritamente, mas principalmente musical, com músicas novas, álbum novo, show novo”.

“Tudo isto demanda muito trabalho. Sim, a pandemia veio amadurecendo tudo o que eu já pensava e me fazendo entrar cada vez mais no meu ritmo, entendendo o quanto isto é importante para mim. Me respeitar. Respeitar o meu tempo”, contou ela.

Vale ressaltar que, até o momento, o nome do projeto não foi revelado. A maior aposta no momento é que seja “Templo”, pois essa foi a palavra colocada em destaque no palco de sua apresentação no Rock in Rio 2022, e até o momento o motivo desse detalhe estar lá não foi explicado. Será isso mesmo?

MAIS FAIXAS DO QUE EM DONA DE MIM

Vamos falar de um fato que chamou muito a atenção do público: o segundo álbum de IZA vai ter mais faixas que o “Dona de Mim”, composto por 14 músicas. Ou seja, pelo menos 15 canções estarão dentro do projeto. A informação foi revelada em março de 2022, em live da cantora no TikTok.

Na mesma transmissão, ela ainda mostrou trechos de algumas das faixas com alguns dos instrumentais que estarão nelas. Aliás, foi revelado que algumas parcerias já estão gravadas há dois anos!

MÚSICAS REVELADAS

Para entender o que IZA quer nos contar com seu próximo álbum de estúdio, nada melhor que dar uma olhada nas canções já liberadas oficialmente ao público, afinal, um total de seis faixas foram reveladas, cada uma por um motivo e significado, que ajudam a entender como será a sonoridade e conceito do disco. Vamos lá!

GUETO

“Gueto” foi anunciado e lançando oficialmente como o primeiro single do próximo CD de IZA. A música é um pop carregado de referências e batidas de gêneros urbanos como dancehall, afrobeat e até momentos com o BPM mais elevado. A letra retrata e enaltece a potência que a artista é hoje e suas origens como uma mulher que cresceu no subúrbio carioca.

O single, que faz justiça às áreas ocupadas por grupo minoritário sob pressão econômica e social empodera a missão de IZA, que foi eleita uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo.

“Foi uma música feita em família e eu tenho certeza que a mensagem que eu trago nela é muito verdadeira para eles também”, disse IZA, sobre a música ter sido produzida por se ex-marido, Sergio Santos, com coprodução de Ruxel e Pablo Bispo. “Uma produção muito visceral, muito intensa. Essa música me passa uma sensação muito boa.”

“Gueto” também chega em videoclipe, dirigido por Felipe Sassi, que exalta símbolos do subúrbio carioca, como o sacolé, o banho de mangueira na rua, o orelhão azul, entre muitos outros. E traz uma surpresa escondida no miolo (a mãe da cantora, dona Isabel, é a mulher que sobe as escadas da igreja). “Eu estou feliz demais por ter gravado esse clipe. Ele é muito importante para mim porque eu quero mostrar realmente tudo o que tem de mais bonito de onde eu vim”, explicou IZA.

“Acho que é uma forma de celebrar tudo o que aconteceu na minha vida. Somos uma família unida e muito feliz que cresceu na zona norte do Rio de Janeiro. Quero mostrar a essência do bairro onde nasci, com pessoas felizes, loucas para viverem juntas, para fazer festa na rua, pintar o chão quando tem Copa do Mundo”, concluiu a artista.

SEM FILTRO

Meses após “Gueto”, IZA chegou com “Sem Filtro”, uma das favoritas dos fãs em sua carreira, apostando em um R&B, gênero em que a artista se dá muito bem. “A cena R&B é maravilhosa, e tem crescido cada vez mais. Destaco em especial o Luccas Carlos, que faz parte da música. A canção estava entre várias de um camping feito ao final de 2020, e essa foi a que mais gostei”, contou ela em coletiva de Imprensa em que OFuxico esteve presente.

Sobre o artista parceiro, ela continuou: “Sempre admirei o Luccas, e adorei cantar uma música dele feita para mim. Adoro Luccas Carlos, e tenho muitos planos para ele. Só isso que tenho a dizer por enquanto”. Na mesma entrevista, ela falou do motivo de não lançar muita coisa:

“O mercado tende a nos engolir, deixar com medo, mas precisamos aprender a fazer algo para se divertir, que faça sentido. Inclusive não lancei muita música por um tempo por conta disso, que eu compunha e não fazia sentido para mim”.

Em relação à influência da canção no vindouro álbum e suas diferenças com “Gueto”, ela ressaltou: “Meu próximo álbum é sobre dualidade, e eu acho que representa muito bem os dois lados da minha personalidade. As duas têm muito a ver com meu álbum, mas “Sem Filtro” tem mais a ver em relação à estética”.

“Eu tinha dificuldade no início da carreira de trabalhar com uma coisa só, afunilar. Eu fiquei tensa no primeiro álbum por ter trabalhado com diversas sonoridades, pois não era que eu estava ‘atirando’ para todos os lados, mas que eu era toda essa pluralidade, e graças a deus o público abraçou isso”, completou ela, mostrando que o projeto será bem diverso.

Já em 2022, meses após “Sem Filtro”, “Fé” foi anunciada, e como o nome já diz, tratou da espiritualidade de IZA, fugindo do ativismo de “Gueto” e da sensualidade do single anterior, simbolizando novamente a sua versatilidade artística, além de ser descrita por ela como a música mais intensa que já lançou na carreira.

Com o decorrer da coletiva, IZA contou mais dos bastidores de criação da faixa: “A música chegou muito diferente para mim, mas quando ouvi o refrão, foi muito forte para mim. Todo mundo conhece um filho da put*, que te atrasa, que te diminui, e fez muito sentido para mim”.

“Se o público não se identificar com a minha música, jamais lançaria. Se fez sentindo para aqueles que compuseram, acreditei que faria para o público, ainda mais com esse refrão universal”, afirmou, e mais uma vez falou das pausas longas entre cada lançamento.

“Às vezes não basta ter fé. Eu sou uma pessoa que não está sempre lançando coisa, mas ou eu sigo a demanda dos outros ou as minhas. Não posso me virar em mil e uma tarefas e não achar que meu trabalho artístico não está sendo bem dedicado”, garantiu IZA.

Por fim, mais detalhes revelados do álbum: “Podemos esperar um álbum de uma artista mais segura com quem se é. Não que eu não me preocupe com a opinião dos outros, mas é menos nesse momento. Desde ‘Dona de Mim’ meu trabalho é assim, um muito diferente do outro. Defino uma sonoridade específica, mas cada um tem sua própria vibe, seu próprio estilo de clipe. Já em preocupei mais com isso, às vezes penso em seguir uma linearidade maior, mas isso me restringiria como artista e com a história que quero contar”.

EP TRÊS

Em setembro de 2022, dias antes de sua performance no Rock in Rio 2022 no Palco Mundo, IZA lançou o EP “Três”, que segundo a cantora, “é o carro chefe para um novo trabalho”: “O projeto Três é muito especial para mim porque ele é o carro chefe do meu álbum. As músicas que vieram antes, Gueto, Sem Filtro e Fé, estarão no disco, mas Mole, Mó Paz e Droga são a primeira porta pro novo trabalho”.

IZA falou também que “Três” envolve algo que ela sempre quis fazer, que é mostrar a história de cada música: “Esse é um projeto que eu sempre quis fazer, sempre quis conectar a história das músicas, e surgiram muitas canções no processo de criação desse álbum que logo está chegando”.

As letras, escritas por IZA (e parceiros como Pablo Bispo, Ruxell e Sérgio Santos entre outros) retratam situações do cotidiano nas relações amorosas e são luzes que ajudam seus fãs e seguidores a recomeçarem com astral lá em cima.

A sonoridade continua apostando no pop, reagge e R&B, e cada uma se parece com um dos singles revelados: “Mole” é dançante como “Gueto”; “Mó Paz (feat. Ivandro)” é calma e introspectiva como “Fé”; e “Droga” é sensual e marcante como “Sem Filtro”.

E você, está animado para o lançamento do segundo álbum de estúdio de IZA? O que você espera desse disco? Qual música lançada dele é a sua favorita?

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.