Gal Costa ganha tributo da Jazz Sinfônica e de novos nomes da MPB

Por - 13/12/22 às 20:33

Gal Costa no projeto As Várias Pontas de Uma EstrelaFoto: Camila Alcântara

Ao longo de 2022, a Sala São Paulo vem apresentando em seu palco mais uma temporada dos Encontros Históricos. Depois de receber grandes nomes da nossa música popular acompanhados da Brasil Jazz Sinfônica, entre 2020 e 2021, esta nova edição deu as boas-vindas a Paulinho da Viola & Família, Fafá de Belém & Otto, Daniela Mercury & Maria Gadú e Arnaldo Antunes & Lenine, entre outras estrelas da MPB.

O primeiro ano dos Encontros Históricos na Sala São Paulo promoveu duetos entre nomes como Erasmo Carlos & Roberta Sá, Ivan Lins & MP4 e João Donato & Marcos Valle. Na segunda edição, recebemos performances inesquecíveis de estrelas como Gilberto Gil, Alcione, Martinho da Vila, Elba Ramalho e Carlinhos Brown, sempre acompanhados da Brasil Jazz Sinfônica, uma orquestra que une as músicas sinfônica e popular e é a convidada titular deste projeto.

A atual temporada teve início em março de 2022 com uma apresentação emocionante de Paulinho da Viola & Família e, no próximo sábado, 17 de dezembro, chega à sua oitava e última data do ano recebendo quatro nomes da nova geração da música brasileira (Dora Morelenbaum, Lívia Nestrovski, Rubel e Tim Bernardes), novamente embalados pela Brasil Jazz Sinfônica.

Eles irão prestar uma emocionante homenagem a Gal Costa, uma das uma das maiores vozes da MPB de todos os tempos, que nos deixou no último dia 09 de novembro, cantando uma seleção de seus grandes sucessos, como “Não Identificado”, “Meu Nome É Gal”, “Folhetim” e “Baby”.

Leia+: Anitta apresenta homenagem a Gal Costa no Grammy Latino

EVENTO SERÁ TRANSMITIDO

Os ingressos para esta apresentação já estão esgotados, mas ela poderá ser acompanhada ao vivo no canal da Sala São Paulo no YouTube, a partir das 22h de sábado.

“A Sala São Paulo é, por excelência, a casa da música clássica. Ao realizar este projeto, a Fundação Osesp busca oferecer para a comunidade uma outra forma de apreciação do universo sinfônico, trazendo um programa diverso, repleto de nomes de peso da MPB, como Gal Costa, Paulinho da Viola e Fafá de Belém, e de novos representantes da cena, como Silva e Maria Gadú, acompanhados pela orquestra especialmente convidada para este projeto, a Brasil Jazz Sinfônica”, afirmou Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Fundação Osesp.

“Os Encontros Históricos, que agora chegam à terceira temporada, vão além de um encontro entre dois artistas. Eles são também o encontro de dois artistas com a orquestra, e extraem da Brasil Jazz Sinfônica o que ela tem de melhor para oferecer, que é a excelência na produção de música popular orquestral. A constância com que presenciamos encontros inusitados ou improváveis neste projeto torna tudo ainda mais instigante, e isso nos dá a chance de mostrar a veia criativa da orquestra”, declarou Ruriá Duprat, Diretor Musical da Brasil Jazz Sinfônica.

Leia+: Viúva e amigos de Gal Costa batem boca sobre sepultamento da cantora

CONHEÇA A BRASIL JAZZ SINFÔNICA

A Brasil Jazz Sinfônica foi criada em 1989 com o objetivo de manter viva a tradição das orquestras de rádio e TV. Sua formação une os grupos instrumentais que compõem uma orquestra sinfônica (cordas, madeiras, metais e percussão) aos que compõem uma Big Band de jazz (saxofones, baixo, bateria, piano e percussão popular), permitindo à orquestra extrema flexibilidade e amplo espectro de atuação e expressão artística.

Nesses 30 anos de existência, a orquestra vem cumprindo e ampliando sua missão, oferecendo com excelência seus serviços à população. Atualmente a Brasil Jazz Sinfônica é gerida pela Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e integra sua grade principal de atrações com o programa Brasil Jazz Sinfônica.

Fruto de uma preocupação com a memória nacional, a orquestra, por sua própria relevância artística, realizações e papel na cena cultural brasileira, ampliou o escopo de sua missão, que hoje aponta para três eixos fundamentais e abrange passado, presente e futuro.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.