Lobão critica meia-entrada para shows: ‘aberração’
Por Esther Rocha - 21/05/24 às 06:34
Lobão, atualmente em turnê com o show “50 Anos de Vida Bandida”, criticou duramente a meia-entrada, prática que ele considera uma “perversão” exclusiva do Brasil. Em entrevista ao podcast Portas Abertas, apresentado por Carlos Tramontina, o cantor e compositor argumentou que essa política prejudica a vida dos artistas. “Imagine, você vai ao dentista, vai tirar 50% da consulta?”, questionou Lobão, comparando a situação ao desconto de meia-entrada em shows e eventos culturais.
Wesley Safadão anuncia gravação solidária em Fortaleza
Consequências para o show business
Segundo Lobão, muitos de seus colegas no meio artístico evitam criticar a meia-entrada por medo de represálias da opinião pública. “Você vai pegar um desconto, numa liquidação, em geral é 10%, 20%… Agora, você não está em liquidação e sempre é fisgado em 50%!?!”, afirmou. O cantor destacou que essa prática é vista como uma “maldição” pelos artistas, que preferem não se expor.
Show beneficente para Mingau é cancelado por causa da crise do Rio Grande do Sul
Lobão explicou que a meia-entrada causa distorções no mercado, como o aumento dos preços dos ingressos. Segundo ele, os produtores já calculam o desconto de 50%, colocando o valor da inteira na meia e dobrando o preço da inteira. Ele sugeriu que, se o governo cobrisse o prejuízo imposto pela meia-entrada, poderia ser um mecanismo interessante de acesso à cultura. “Se o governo, por acaso, cobrisse os 50% pro artista, aí seria legal. Agora, ser literalmente grampeado de 50% e ninguém falar absolutamente nada?”, questionou.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Falsificação de carteirinhas
Outro ponto levantado por Lobão foi a falsificação massiva de carteirinhas de estudante, que garantem acesso à meia-entrada. Ele acusou a UNE (União Nacional dos Estudantes) de fabricar e distribuir essas carteirinhas, exacerbando o problema.
Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.