Mariah Carey e mais: Músicas comandam o Natal dos Estados Unidos
Por Raphael Araujo - 23/12/22 às 11:00 - Última Atualização: 22 dezembro 2022
Então é Natal! O que falar desta festa tão especial em nossa cultura, que acima de tudo é uma celebração ao amor, cumplicidade e leveza, além de reunir a família, ter muita comilança e trocarmos presentes com aqueles que gostamos. Enfim essa época!
Porém, apesar de muitas similaridades, cada país possui sua peculiaridade em celebrar o Natal, e nos Estados Unidos tem características bastante marcantes ao longo desta época que não vemos no Brasil ou no mundo, e nós do OFuxico vamos contar algumas delas logo abaixo. Confira!
MÚSICAS NATALINAS DOMINAM
Uma das coisas que mais se destacam nos Estados Unidos em relação ao Natal é a cultura das músicas natalinas, que voltam a dominar o cenário musical do país bem antes do dia 25 de dezembro, aliás, em novembro já se começa uma virada.
No dia 14 de dezembro, ao olhar o top 50 Global do Spotify (ranking com as 50 canções mais ouvidas no mundo inteiro), facilmente encontraria diversas músicas do tema, sendo um total de nove músicas com os termos “Christmas” e “Santa” (Natal e Papai Noel em inglês), além de neve ser citado em outras.
“Ah, mas seriam lançamentos novos, né?”, e a resposta é NÃO! São diversos lançamentos antigos, como “Santa Tell Me”, de Ariana Grande, e “All I Want Christmas Is You”, de Mariah Carey. Ainda, muitos artistas já gravaram álbuns específicos para o Natal, sendo eles: Justin Bieber, Michael Bublé, Taylor Swift, além das próprias Ariana Grande e Mariah Carey. Aliás, falando nesta última, ela é mais do que especial!
MARIAH CAREY É ESPECIAL!
Uma das maiores vozes estadunidenses de todos os tempos, Mariah Carey está totalmente entrelaçada ao Natal do país desde que lançou seu histórico smash hit e “All I Want Christmas Is You” em 1994, ou seja, há 28 anos antrás.
A partir do momento que Mariah Carey lançou a canção, ela conquistou a todos que ouviram na hora com os sinos de campainha, vocais de fundo pesados e sintetizadores, que ajudavam a passar uma das mais importantes mensagens de Natal: a união das pessoas acima dos presentes.
Porém, na época, a canção não poderia entrar no ranking Billboard Hot 100, um dos maiores da indústria musical, pois não havia se tornado um single do aclamado álbum “Merry Christimas”, tendo chegado apenas a sexto lugar no Billboard Hot Adult Contemporary.
Com as mudanças de regras da lista em 1998, a canção pôde entrar na lista principal da Billboard, chegando na posição 83. Porém, com o passar dos anos, a música foi crescendo, e em 2019, atingiu o topo da Billboard Hot 100 na época do Natal, além de 12 milhões de streams na véspera da festa no Spotify.
No ano de 2017, a revista The Economist calculou qual o lucro o hit obteve depois de todos esses anos, e até a data da publicação, tinha chegado à marca de U$ 60 milhões (R$ 316,75 milhões na cotação), o que com certeza aumentou cinco anos depois. Que luxo!
Aliás, o Google Trends mostra que a música estava sendo pesquisada já ao final de outubro! E no dia 17 de novembro, já estava figurando no top 50 Global do Spotify, chegando em meados de setembro aos primeiros lugares (segundo lugar no dia 14 de dezembro).
DIVERSAS VERSÕES
Ainda, a música é tão poderosa e bem-sucedida entre o público que chegou a receber diversos videoclipes e regravações ao longo dos anos. O primeiro vídeo do hit é marcado por trazer um efeito granulado, na qual Mariah brinca com a família e os pets em clima de Natal, com direito a seu marido Tommy Mottola interpretando o Papai Noel.
O segundo já trazia um visual mais retrô, em preto e branco, fazendo referência ao grupo The Ronettes, muito famoso nos anos 1960.
Em 2011, Justin Bieber fez questão e deixar sua marca na música de alguma forma, regravando-a ao lado de Carey e lançado a parceria no álbum Under The Mistletoe. No clipe, o cantor faz compras com os amigos e ela aparece cantando ao fundo.
O relançamento mais recente foi em 2019, na celebração de 25 anos da música, que ganhou um novo clipe dirigido por Jospeh Khan, responsável por clipes como “Can’t Remember To Forget You”, da Shakira, e “Toxic”, da Britney Spears. No vídeo, os visuais clássicos do Natal e os filhos da cantora marcam presença, além de muitos artistas fazendo lypsinc, como Ariana Grande e Anitta.
JINGLES E SHOWS DE NATAL
Uma extensão em relação às músicas, os jingles, que são hits bem curtos e de som marcante para permear nas nossas mentes, também entram nessa onda de acontecimentos natalinos, e eles foram usados em uma nova tradição criada por Kim Kardashian.
Durante o mês de dezembro as crianças são acordadas em sua casa ao som do piano do músico Philip Cornish – que já trabalhou com Kanye West, Demi Lovato, Diddy, Usher, entre outros – tocando músicas de Natal e criando um espírito natalino desde o primeiro dia de dezembro.
Pelos stories esta semana, a empresária compartilhou algumas imagens de Philip no salão de sua casa, ao piano, e comentou: “Já é aquela eṕoca do ano. Philip Cornish vem todas as manhãs para acordar meus filhos tocando piano enquanto a loucura matinal acontece, para acalmar suas pequenas almas e enchê-los de belas canções de Natal”, disse.
Apesar de que alguns consideraram lindo o momento, outros seguidores ironizaram a empresária, que chegou a ser chamada de ‘ridícula’. No Twitter vários internautas a criticaram: “O que há de errado na gritaria matinal das crianças?”, “Acho que rico não precisa de Spotify”, “É por isso que você precisa de 200 mil dólares por mês de pensão [de Kanye West]?”, “Ridículo, mas pelo menos o trabalho do músico é recompensado”.
Mais uma evolução do sucesso das músicas, muitos artistas passaram a realizar shows de Natal, como foi o caso de Michael Bublé ano passado na celebração dos dez anos do álbum “Christmas”, que vendeu 16 milhões de cópias. O especial foi exibido pela Band no Brasil.
LANCHE DO PAPAI NOEL
Falamos muito de música, então que tal fecharmos com uma tradição relacionada à comida e brindes? Pois nos Estados Unidos, é comum que as crianças deixem biscoitos, com um copo de leite para o Papai Noel perto da árvore de Natal ou lareira quando ele trouxer presente.
Aliás, eles consomem muitos biscoitos de gengibres, além de bebidas como a eggnog (possivelmente alcoólicas) e até mesmo a candy cane, aquelas conhecidas bengalas doces vermelhas e brancas, muito usadas em decorações. Aliás, as decorações das casas e lugares públicos costumam ser bem maiores e mais “exageradas” que aqui no Brasil.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.