Após se identificar como não-binária, Demi Lovato volta a aceitar pronomes femininos
Por Redação - 29/04/22 às 14:20
Em maio de 2021, Demi Lovato revelou se identificar como uma pessoa não-binária e utilizar os pronomes neutros. No entanto, quase um ano depois, a cantora voltou atrás e passou a aceitar o uso de pronomes femininos para se referir a ela. No ano passado, a artista afirmou preferir os pronomes they/them, que em português significa eles/deles, e podem se referir a homens, mulheres ou pessoas não-binárias, que não se identificam como nenhum dos dois.
Leia+: Demi Lovato declara torcida para casal do ‘Power Couple Brasil’. Saiba quem!
Já na tarde desta sexta-feira, 29 de abril, a eterna protagonista de “Camp Rock” adicionou os prononomes she/her, ela/dela na descrição de seus perfis nas redes sociais. Apesar disso, vale ressaltar que Demi não deixou de se identificar como não-binária e os pronomes neutros continuam em sua página.
Leia+: Demi Lovato mostra sua nova tatuagem: ‘Escolha amor’
REVELAÇÃO
Demi Lovato cresceu sob os holofotes mundiais e, apesar dos pontos negativos disso, a cantora também sempre foi muito transparente em relação às dificuldades e vitórias para com os fãs. Por isso, a artista revelou que agora se identifica como uma pessoa não-binária. A revelação aconteceu na madrugada desta quarta-feira (19).
Em papo com o convidado Alok Vaid-Menon no próprio podcast, o “4D”, ela disse que é assim como tem se enxergado e estava feliz por poder dizer a todos. No Twitter, ela deu maiores detalhes também:
“Todos os dias que acordamos, temos outra oportunidade e chance de ser quem queremos e desejamos ser. Passei a maior parte da minha vida crescendo na frente de todos vocês … vocês viram o bom, o ruim e tudo mais. Minha vida não foi apenas uma jornada para mim, mas também vivi para os que estão do outro lado das câmeras”, começou a sequência de mensagens.
“Hoje é um dia que estou muito feliz em compartilhar mais da minha vida com todos vocês. Tenho orgulho de informar que me identifico como pessoa não-binária e irei oficialmente mudar meus pronomes para ‘they/them’ daqui para frente”, falou.
Em seguida, Demi quis enfatizar que tudo ainda é novo para ela e passou a abrir mais uma vulnerabilidade dela para o mundo, fazendo com que ela continue aprendendo a lidar consigo mesma.
“Isso aconteceu depois de muito trabalho de cura e auto-reflexão. Ainda estou aprendendo e entrando em mim, e garanto que não sou especialista ou porta-voz. Compartilhar isso com você agora abre outro nível de vulnerabilidade para mim.”
“Estou fazendo isso por aqueles que não têm sido capazes de compartilhar quem eles realmente são com seus entes queridos. Por favor, continue vivendo em suas verdades e saiba que estou enviando muito amor para você”, finalizou.
Neutralidade
“They/them”, em inglês, significa “eles/deles” e é a maneira neutra para dirigir-se às pessoas de gênero neutro ou não-binária. No Brasil, são usadas as variantes “el/els” [pronunciando como “él”], “elx/elxs/delxs”, “elu/elus/delus” e assim por diante.
Existe ainda a flexibilização de palavras, como adjetivos, já que no português é comum que haja feminino e masculino na fala. Dessa forma, ao elogiar alguém não-binário, com “lindo” ou “linda”, por exemplo, é só trocar a última letra por “E”, ficando “linde”.
Vale lembrar que os termos são flexionados, já que na língua portuguesa não são reconhecidos pronomes considerados “neutros”.
Não-binariedade
Ser “não-binárie” significa que a pessoa não se identifica nem com o gênero feminino, nem o masculino por completo, ou seja, há uma fluidez na maneira de identificação pessoal. É comum também ouvir o termo “queer” para quem se enxerga dessa forma.
Os pronomes de tratamento acabam impactados por isso e cabe a cada indivíduo explicar como prefere ser referido, indo de “ele/ela” para “elu/delu”. Ah! E gênero não tem nada a ver com sexualidade, ok?
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.