Gloria Groove sobre ‘A Queda’: ‘Espero trazer uma reflexão aos fãs’
Por Raphael Araujo - 15/10/21 às 19:43
Gloria Groove é uma das artistas que mais tem feito sucesso na atualidade entre os grandes nomes da música brasileira, sempre apostando no seu talento e versatilidade, além de sempre buscar trazer algo inédito aos fãs.
Este foi exatamente o caso de “A Queda”, novo single da artista e segundo de seu próximo álbum de estúdio “Lady Leste”, que contou com a estratégia de marketing mais ousada da drag queen até então.
“Urgente! Canal de Gloria Groove é hackeado”; “Cantora empurra homem pela escada”; “Será o fim da diva do pop brasileiro?”, foram algumas das perguntas e “acontecimentos” que rondaram a semana e as redes sociais da artista.
Em coletiva de imprensa, na qual OFuxico esteve presente, Gloria trouxe mais detalhes acerca do lançamento, seja da canção, cuja letra composta por ela, Lukinhas, Pablo Bispo e Ruxell, critica a cultura do cancelamento, e tem um clipe que bebe em fontes de filmes de terror.
“Eu acho que ‘a queda’, desde o ceio da sua criação, ela sempre foi muito completa. Eu percebi que essa música nasceu de forma 360º, pois a letra exigia uma música forte, que exigia um clipe bem-produzido e então, um marketing à mesma altura”, disse a artista, que exaltou a parceria de todos os envolvidos na criação da música.
“Uma vez que levei para o estúdio e expliquei minhas referências (“I Write Sins, Not Tragedies”, de Panic! At The Disco; “No Place Like Home”, de Todrick Hall; e “Believer”, de Imagine Dragons), o Ruxell já criou a batida, e estava tudo pronto, então surgiu muito naturalmente que o marketing combinasse com tudo isso. O Felipe Sassi no clipe a mesma coisa, e os looks com a Bianca Jahara também”, explicou.
MARKETING REVERSO
Sobre o marketing grandioso e que mexeu com supostas polêmicas e trouxe muita inovação para ela, foi tudo pensado para combinar com o produto final, e a artista acredita que, apesar do susto que muitos fãs tiveram, é justificável com o que ela quis mostrar.
“Essa brincadeira de fazer o ‘marketing reverso’ surgiu com base naquele meme do ‘perdeu tudo’. Ao invés de pensar em dar uma notícia boa, de que vem um clipe meu por aí, quis mostrar exatamente o contrário, que eu estaria ‘sofrendo’, pois a música é exatamente isso”, contou.
Estava zero apegada que iam acreditar na veracidade dos fatos, eu imaginei que povo já enxergaria como marketing. Quando vi gente realmente acreditando, me oferecendo ajuda, eu fiquei em choque. Mas acredito que a música e com clipe justifiquem isso”.
“Todas estas situações que este ódio extremo e linchamento público fazem parte do nosso dia a dia de artista, infelizmente, então fez todo o sentido que a estratégia segue essa ideia”, declarou ela, que quis ao máximo passar essa atmosfera no lançamento.
Sobre como ela enxerga o single, Gloria define: “‘A Queda’ é o ponto certo entre a mensagem e a imagem, e espero que as pessoas busquem uma reflexão, literalmente uma mão no joelho e outra na consciência”.
Veja+: Gloria Groove brilha como Fergie e rouba a cena no ‘Show dos Famosos’
CANCELAMENTO COMO TEMA
Sobre tratar a temática do cancelamento, Gloria ressaltou como enxerga o tema na nossa sociedade atualmente, ponderando em que aspectos surge esse fenômeno e como ele pode nos impactar.
“Tenho percebido que o cancelamento vem muito de uma frustração. Sempre vemos uma pessoa ali na posição dela, então quando ela comete uns deslizes, algo humano, a pessoa não gosta da expectativa não suprida, e vejo essa frustração dominar o público em níveis cruéis”, explicou Groove.
É assim que vejo, uma frustração em larga escala do público, que entra em conflito com a imagem criada a partir de todos nós da pessoa que está sendo cancelada naquele momento”.
“Porém, consigo ver também como sinal de evolução. Se podemos apontar erros que não notamos antes, estamos edificando algumas coisas. Não curto a vibe, mas há alguns que possuem um certo embasamento, então podemos aprender também. Estamos aprendendo muito com algumas coisas”, apontou.
“Não enxergo anda positivo que começa em ódio. Quando falo que podemos aprender, não quer dizer que devemos comemorar que alguém foi cancelado. A pessoa sofreu muito psicologicamente, creio eu. Mas podemos aprender que não é assim que devemos agir, que não é assim que devemos agir”, refletiu.
“O cancelamento é uma grande pesquisa social. A partir dele, podemos entender como o público está pensando. Está todo mundo mal, todo mundo em um momento complicado, então a gente reage com ódio”, afirmou.
Não acho que naja justifique o ódio, mas consigo entender como a pessoa chegou nesse sentimento, qual foi a linha de raciocínio do sentimento da pessoa até ao cancelamento na web”.
Veja+: Gloria Groove celebra Show dos Famosos e influência na diversidade
HUMANIZAÇÃO DO ARTISTA
Aproveitando o tema, Gloria então ressaltou que não acredita no endeusamento de pessoas famosas, pois artistas estão passíveis de erros tanto quanto o púbico geral, e que as pessoas se esquecem disso, inclusive quando falam dela também.
“A música não é sobre um cancelamento que estou passando, mas sim para mostrar como é cruel a maneira como agem, como essa crueldade pode estar dentro de todos nós, e se torna uma oportunidade de botar para fora”, falou.
As pessoas já me enxergam como criação, como uma diva bem quista, mas eu não sou apenas isso. Eu sou um poço de contradições. Eu não sou perfeita, tenho defeitos, sou uma pessoa orgulhosa, tenho dificuldade em pedir desculpas. Mas eu não sou muito diferente de você”, garantiu ela.
“Eu tenho meus momentos de Glória, mas também caio, sofro, sangro, como tudo mundo. Se você conviver com alguém 24 horas por dia, você vaia achar uma pessoa insuportável. Mas quando o público abrir isso de mim, as pessoas vão poder olhar e ver que não sou diferente de ninguém”, completou a artista.
E você, curtiu a música e o clipe de “A Queda”?
PRINCIPAIS NOTÍCIAS:
Arthur Picoli implora por fim de ataques: ‘Pela minha família’
A Fazenda 13: Bil Araújo se torna peão mais impopular do reality
A Fazenda 13: Eliminado, Victor Pecoraro revela torcida
A Fazenda 13: Dynho Alves causa punição grave e irrita vários peões
Mãe de Paulo Gustavo se muda de Niterói para ficar perto dos netos
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.