Pink Floyd lança canção inédita, após 28 anos, em apoio à Ucrânia
Por Redação - 08/04/22 às 09:08
(Atualizada às 11h52)
Há exatos 28 anos, Pink Floyd não lançava uma música. Isso mudou na quinta-feira, 07 de abril, quando a banda lançou uma inédita em apoio aos ucranianos, que sofrem com os ataques da Rússia. Batizada de “Hey Hey Rise Up”, este é o primeiro lançamento depois do sucesso de “The Division Bell”, de 1994.
“O line up para este single é David Gilmour e Nick Mason acompanhados pelo baixista de longa data Guy Pratt, e Nitin Sawhney, nos teclados poderosos, com uma ‘performance’ vocal de Andriy Khlyvnyuk, da banda ucraniana Boombox”, diz o comunicado da Warner Music.
Leia+: Pedro Bial diz que ninguém descarta bombardeio atômico na guerra contra a Ucrânia
Andriy. Khlyvnyuk recentemente teve que abandonar uma turnê pelos Estados Unidos para retornar à Ucrânia e lutar por seu país.
Toda a renda arrecadada com o novo trabalho do Pink Floyd será doada ao Fundo de Ajuda Humanitária da Ucrânia. O hit “Hey Hey Rise Up” é inspirado na música de protesto “The Red Viburnum In The Meadow”, cantada por Andriy em uma manifestação contra a invasão russa, na Praça Sofiyskaya, em Kiev. A canção é um protesto ucraniano e foi escrita durante a primeira guerra mundial, adotada em todo o mundo como bandeira de protesto contra a invasão da Ucrânia
Numa conversa com a imprensa internacional, David Gilmour, que tem nora e neto ucranianos, criticou o conflito: “Nós, como muitos, temos sentido a fúria e a frustração desse ato vil de um país democrático independente e pacífico sendo invadido e tendo seu povo assassinado por uma das maiores potências do mundo”.
Leia+: Guerra na Ucrânia: Arnold Schwarzenegger é atacado por apoiadores de Putin
CONHECENDO ANDRIY
Durante a conversa, David Gilmour ainda relatou como foi que conheceu Andriy e sua banda, a “Boombox”.
“Foi em 2015, toquei em Londres para apoiar o Teatro Livre da Bielorrússia, cujos membros tinham sido detidos. As Pussy Riot e a banda ucraniana Boombox também estavam no cartaz. Os Boombox deveriam dar um concerto, mas o cantor teve problemas de visto e o resto da banda acabou tocando comigo. Dedicamos ‘Wish You Were Here’ ao Andriy nessa noite. Mais recentemente, li que o Andriy tinha acabado uma turnê pelos EUA e voltado à Ucrânia para integrar as forças de defesa territorial. Vi um vídeo incrível no Instagram em que ele está numa praça em Kiev, com uma igreja lindíssima como pano de fundo, cantando no silêncio da cidade, sem tráfego ou ruídos de fundo. Foi um momento poderoso que quis, desde então, transformar em música.”
Leia +: Ator ucraniano, sucesso no país, morre aos 33 anos por conta da guerra
RESPEITO AO CANTOR FERIDO EM COMBATE
O respeito ao colega fez Gilmour ligar para Andriy no hospital onde está internado, após ser atingido por um estilhaço de bomba durante um combate. O cantor deu sua permissão para a canção do Pink Floyd.
“Toquei um pouco da música pelo telefone e ele me deu sua bênção. Esperamos fazer algo juntos no futuro. Espero que [a música] receba amplo apoio e publicidade. Queremos angariar fundos para instituições de caridade humanitárias e elevar o moral. Queremos expressar o nosso apoio à Ucrânia e, dessa forma, mostrar que a maioria do mundo pensa que é totalmente errado para uma superpotência invadir o país democrático independente em que a Ucrânia se tornou”, disse Gilmour.
Leia +: Luisa Mell ajuda grávida a fugir da Ucrânia
Confira o vídeo de “Hey Hey Rise Up”, que foi filmado e gravado no mesmo dia. Para a capa do singlenum girassol, flor nacional da Ucrânia, pintada pelo artista cubano Yosan Leon. Trata-se de uma referência direta à mulher que foi filmada, no início da invasão à Ucrânia, distribuindo sementes de girassol para os soldados russos. No ato, ela pedia aos soldados que guardassem as sementes no bolso para, quando morrerem, tenham brotos de girassol crescendo e transformando a paisagem.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.