A influência do ‘Piseiro’ na música pop brasileira

Por - 15/05/21 às 10:00

Reprodução/Instagram

Em 2020, o cenário musical brasileiro se viu sob uma enorme influência do Piseiro, vertente nordestina do Forró que chegou nas grandes paradas com o grupo “Barões da Pisadinha”. O estilo, que antes poderia ser visto somente com um olhar regional, se difundiu por todo o país e adentrou diversos outros gêneros musicais. 

Orlandinho do Piseiro é considerado o rei do ritmo nas redes sociais, mas vários outros artistas já aderiram à nova onda do forró, como Wesley Safadão, Xand Avião, Márcia Fellipe e etc. 

E se você pensa que apenas artistas que cantam forró adotaram a moda do Piseiro, está enganado! A força do ritmo foi tão grande que conhecidos nomes do mundo pop resolveram inovar utilizando a tendência.

Duda Beat, por exemplo, é lembrada por sempre valorizar a cultura nordestina em sua música, tanto no contexto visual quanto sonoro de sua obra. A cantora, que produz músicas dentro do contexto pop, mescla suas faixas com ritmos do piseiro, do pop, brega e forró, tudo com muita originalidade. Duda recentemente lançou um novo álbum que exemplifica bem a mistura da música popular com o forró nordestino.

Sem dúvidas, a diversidade dos estilos proporciona com que o gênero do forró, muitas vezes até mesmo visto com um olhar de desvalorização devido alguns conceitos enraizados no Brasil, que renegam a própria cultura, alcance diferentes públicos e nichos por meio da música pop.

Pabllo Vittar também é um grande exemplo no quesito de pluralidade musical. Com seus recentes hits, que rapidamente se tornaram enormes sucessos, “Amor de Que…” e “Ama Sofre Chora”, o cantor trouxe ao cenário pop faixas inteiramente construídas com o ritmo do brega e do piseiro.

“Tem diversos ritmos, a gente não ficou só no forró. Focamos também em outros ritmos do norte, nordeste, E eu sempre estou atenta ao que está bombando no mundo lá fora. Sempre trago uma pitada de alguma coisa que eu gosto e a gente incrementa, faz experimentações, mistura daqui, mistura dali, amarra daqui.”, explicou Pabllo na web anteriormente.

Duda Beat, inclusive, também possui uma faixa de seu novo álbum, “Te Amo Lá Fora”, intitulada “Meu Pisêro”.

"É muito minha verdade, por isso tem essa mistura de ritmos. Eu sou recifense, eu cresci ouvindo maracatu, frevo, pagode, axé, forró, o brega… Tem até uma situação muito boa. Tinha os programas do meio-dia, quem é do Recife vai saber, e eu almoçava assistindo aquilo. Então, todos esses ritmos permeiam a minha vida e eu faço questão de levar o nordeste comigo para onde for”., também declarou Duda.

Confira as faixas de Pablo Vittar e Duda Beat que demonstram toda a influência do forró e do brega na obra pop dos famosos:

---

Tags: ,