Amizade de Gil e Caetano não é abalada por críticas

Por - 06/01/06 às 11:00

As críticas feitas por Caetano Veloso ao trabalho de Gilberto Gil à frente do Ministério da Cultura não vão abalar a amizade entre os dois. A garantia foi dada pelo próprio ministro, ontem, em conversa com jornalistas.

Em uma carta aberta, publicada no jornal Folha de São Paulo de quinta-feira, dia 5, Caetano defendeu o poeta Ferreira Gullar, que criticou o Secretário de Políticas Culturais do Ministério, Sérgio Sá Leitão. Segundo Gullar, “o Ministério não aceita críticas, e está a um passo do totalitarismo”. Apesar de encarar as críticas com naturalidade e dizer que elas são estimulantes, o ministro desafiou quem não estiver satisfeito com o seu trabalho. “Peçam a minha cabeça ao presidente”, disse ao Jornal O Globo.

No lançamento do Projeto Copa da Cultura, que vai levar apresentações de cultura brasileira a Alemanha, durante a Copa do Mundo, ele disse aos jornalistas que está tranqüilo. "As críticas são muito boas. É natural que sejam feitas. Isso é sinal de que a sociedade está atenta ao trabalho que o ministério faz", explicou. O cantor-ministro disse que ficou sabendo da carta através de sua mulher, Flora Gil, que não tinha lido o documento, mas considera o debate saudável. “"Governar é escolher e, de certa forma, é também discriminar. Ao escolher uma coisa você pretere outra. Nunca consegue satisfazer todo mundo. O nosso trabalho vai continuar satisfazendo uns e descontentando outros", afirmou.

Caetano também disse que o episódio não vai abalar a relação com o amigo. Chamando o ministro de “meu irmão, meu companheiro de viagem”, Caetano disse não estar totalmente inteirado, mas que não é obrigado a estar, e isso não desqualifica suas críticas.

 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.