Ana Maria Moretzsohn fala de sua saída da Band
Por Redação - 14/09/05 às 16:43
Autora de sucessos como Esplendor e Sabor da Paixão, exibidos às 18h na Globo, Ana Maria Moretzsohn aceitou o convite da Bandeirantes para integrar o novo departamento de teledramaturgia, dirigido por Herval Rossano. Porém, antes mesmo de entregar seu primeiro trabalho à emissora, a autora pediu para sair, por discordar de uma decisão de Herval.
“Nunca brigamos, porque eu respeito pessoas idosas e doentes”, resume Ana Maria Moretzsohn, preferindo evitar especulações sobre seu rompimento com Herval Rossano.
Em conversa com a reportagem de OFuxico, Ana conta os detalhes de sua saída:
“Fui contratada para ser autora e escrever uma novela. Fiz um especial e dediquei-me a fazer pesquisas para adaptar o livro Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, uma história escolhida pelo Herval Rossano. A Band alegou que a novela de Portugal sairia cara demais”.
A nova opção, segundo a autora, também partiu do diretor do
departamento de teledramaturgia da Band.
“Herval queria então que um texto dele, já com seis capítulos
escritos, fosse a novela escolhida – uma modernização do Conde de M. C, de Alexandre Dumas. A história falaria sobre a vingança tecnológica e a bolsa de valores. Admiti que desconheço os dois assuntos. Além disso, ele gostaria de ter 100 capítulos prontos antes do início da novela. Como profissional, discordo dessa postura. Novela é obra aberta. Um exemplo: o que seria de América se não pudessem mexer em tudo pra consertar?”, comentou.
As relações entre o diretor e a autora azedaram de vez quando Ana recebeu um e-mail de Herval Rossano.
“Ele me mandou e-mail dizendo que eu poderia mudar tudo da sinopse e dos capítulos, mas assinaria como adaptadora. Do Herval, claro. Perguntei à Band se tinha que seguir à risca o que ele pedia. A resposta foi: ‘Sim, ele foi contratado pra isso’. Já tínhamos um contrato verbal e eu já havia recebido um mês, contra-nota. Depois dessa conversa, não me enviaram contrato para assinar”, concluiu Ana Maria.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.